PRODUTOS
Efeito Faraday – Múltiplos Comprimentos de Ondas
Cód. HO-ED-P-04B
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios do efeito de Faraday com múltiplos comprimentos de ondas. Além dessas vantagens temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto
INTRODUÇÃO
 
O equipamento consiste de uma Lâmpada de halogênio como fonte de luz policromática, um sistema de lente com condensador e um conjunto de filtros, dispostos em uma roda que possui cinco filtros de interferência para obter o comprimento de onda preciso. Isto é seguido por um polarizador, um eletroímã com fonte de alimentação, um analisador com um ajuste de rotação mecânico e um detector. Um fotodetector altamente sensível é usado para medir a intensidade da luz em função do ângulo do analisador para uma rotação completa.
 
Quando a luz que passa através de certos materiais e exposta a um campo magnético paralelo, ocorre uma rotação Faraday. A rotação de Faraday é um fenômeno óptico magneto que gira o plano de polarização da luz. O aparelho para o efeito Faraday com múltiplos comprimento de ondas pode ser usado para medir a constante de Verdet em amostras sólidas com diferentes comprimentos de onda.
 
EXEMPLO DE EXPERIMENTOS
 
Observar o efeito Faraday.
Determinar o ângulo de rotação em função da densidade média do fluxo em diferentes comprimentos de onda.
Calcular a constante Verdet correspondente da amostra dada a diferentes comprimentos de onda.
 
 
O efeito de Faraday é um efeito óptico magneto em que o plano da luz polarizada é girado enquanto passa através de um meio que possui determinado campo magnético. A quantidade de rotação depende da quantidade de amostra através da qual passa a luz, da força do campo magnético e da constante de proporcionalidade chamada Constante de Verdet.
 
θ = V.l.B
 
Força do campo magnético, B = π.N.I, onde N - Número de espiras por unidade de comprimento da bobina e I - corrente através da bobina
 
CARACTERÍSTICAS
 
Design moderno e de fácil utilização.
Os filtros ópticos são de alta qualidade, a fim de reduzir o erro ao selecionar o comprimento de onda.
Componentes livres de corrosão em laboratório.
 
 
PRODUTOS DO FORNECIMENTO
 
1 x Trilho óptico
1 x Lâmpada de halogênio com fonte de alimentação
1 x Suporte circular contendo os filtros de interferência
1 x Polarizador rotativo
1 x Eletroímã
1 x Fonte de alimentação de corrente contínua
1 x Amostra de haste de vidro
1 x Analisador com ajuste de precisão
1 x Suporte do detector
1 x Lente de colimação com suporte
1 x Detector com unidade de medição na saída