PRODUTOS
Caracterização da Fibra Óptica – Base de trilho
Cód. HO-ED-F-02
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios de Caracterização da Fibra Óptica. Além dessas vantagens temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto
INTRODUÇÃO
 
Neste aparelho, tanto as fibras monomodo ou multimodo são utilizadas para as experiências. O aparelho utiliza um trilho como base, transporte, montagem e ajuste de todos os componentes ópticos necessários para as experiências. O laser do diodo é usado como a fonte luminosa. O acoplador da fibra do laser é usado para acoplar a luz emitida à extremidade da entrada da fibra. O equipamento possui suportes fixos para manter as extremidades de entrada e saída da fibra. O detector é colocado em um suporte de ajuste nas coordenadas XYZ. A distância entre cada componente pode ser ajustada usando o mecanismo do trilho e do suporte móvel.
 
TÓPICOS RELACIONADOS
  • Reflexão total interna.
  • Perdas devido as emendas.
  • Abertura numérica da fibra.
  • Monomodo e Multimodo da fibra óptica.
EXEMPLO DE EXPERIMENTOS
 
Reflexão total interna.
Perdas devido as emendas.
Abertura numérica da fibra.
Monomodo e Multimodo da fibra óptica.
 
 
CARACTERÍSTICAS
 
Fibras monomodo e multimodo
Laser de diodo usado como fonte de luz
Acoplador de laser com alta precisão
Detector altamente sensível a fótons
 
A experiência ajuda os alunos a compreender os conceitos de abertura numérica, perda de flexão, perda de emenda etc. A luz do laser é acoplada a fibra óptica com o uso de uma lente objetiva para eficiência máxima de acoplamento. A abertura numérica é descoberta variando a distância do campo da fibra óptica usando um fotodetector montado no estágio de translação. Materiais resistentes à corrosão como aço inoxidável e ligas de alumínio são usados para a construção de todos os componentes utilizados neste aparelho.
 
 
PRODUTOS DO FORNECIMENTO
 
1 x Trilho óptico (Comprimento 1000mm)
1 x Suporte do laser cinemático
1 x Suporte do detector
1 x Estágio de translação XYZ com suporte (Micrômetro controlado)
1 x Acoplador de fibra do laser com suporte (ampliação 10X)
1 x Suporte de fibra com inclinação angular (resolução 2 °)
1 x Suporte de mandril de fibra
1 x Aparelho de perda de flexão (diâmetros 35, 45, 55 e 65mm)
1 x Mandril da fibra (diâmetro 30mm)
1 x Fibra óptica monomodo (abertura numérica 0.11)
1 x Fibra óptica multimodo (250 mícron)
1 x Fibra óptica multimodo (750 mícron)
1 x Laser de diodo com fonte de alimentação (Comprimento de onda 650nm - vermelho)
1 x Detector com unidade de medição na saída