Tecnologia da Vivacity proporciona maior eficiência energética à Friboi
Projeto de automação contemplou sistema de controle de câmaras frigoríficas e controle de nórias para sala de abate nos frigoríficos da JBS Friboi nas cidades de Vilhena, Rondônia, e Campo Grande, Mato Grosso do Sul
A JBS Friboi é a maior empresa em processamento de proteína animal do mundo. Presente em mais de 12 países e com mais de 120 mil colaboradores pelo mundo, a companhia, criada em 1953 em Goiás, possui 140 unidades de produção no mundo. Duas delas, a de Vilhena, em Rondônia, e a de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, sofriam com alguns problemas recorrentes em plantas frigoríficas. Um deles era o grande desperdício de energia, devido ao uso de todos os compressores a plena carga e em baixa capacidade. É aí que entra a Vivacity, empresa especializada em prover soluções na forma de produtos e serviços para o mercado de automação. Com experiência de mais de 15 anos em refrigeração e automação de processos que melhoram a eficiência energética, a Vivacity criou sistemas para controle das câmaras frigoríficas e controle das nórias (sistema que transporta o boi) nas salas de corte.
Um frigorífico, seja ele de processamento de carne, de aves ou suínos, necessita de muito frio em todo seu processo. Cerca de 70% de consumo de energia de um frigorífico é para alimentar os compressores de refrigeração que geram todo esse frio. Por isso, a necessidade de controle e de maior eficiência energética. A Vivacity criou uma solução de automação que proporcionou uma operação mais eficiente dos compressores. Com o sistema em funcionamento, somente os equipamentos necessários para atender a demanda de frio entram em operação. Evitando, assim, que equipamentos desnecessários entrem em ação a baixa capacidade, fora de suas melhores condições de eficiência energética. É aí que entra a grande economia de energia.
“Essa automação fez com que a Friboi economizasse aproximadamente 25% de energia. Tudo devido à automação, que aumenta a eficiência energética dos equipamentos de refrigeração”, comentou Marcelo Nunes, Diretor Técnico da Vivacity.
Inspiração nas geladeiras domésticas
Havia também a necessidade de um controle eficiente das câmaras de congelamento e resfriamento, e dos túneis de congelamento. Era necessário que os sistemas operassem dentro das condições de melhor performance. A solução para automatizar as câmaras e os túneis foi inspirada nos frost-free das geladeiras domésticas – “Um fato interessante, e já notado pelas donas de casa, é que gelo acumulado nos evaporadores (os congeladores das geladeiras) reduz a capacidade de troca e atua como um isolante térmico. Portanto, a solução de automação desenvolvida proporcionou uma condição similar aos fros-free, onde o degelo é automático”, explicou Marcelo.
Ao todo, foram automatizadas 33 câmaras climatizadas, controle da sala de máquina com 8 compressores, 4 separadores com 2 bombas cada, controle de velocidade dos ventiladores em 4 câmaras, 6 condensadores evaporativos e 3 compressores e controle de demanda para horário de ponta.
Além do controle da parte frigorífica, a Friboi queria automatizar e ter uma distribuição uniforme das nórias, o sistema que transporta o boi nas salas de corte. Com essa automação, a Friboi poderia diminuir o tempo de abate, obtendo também gestão da produção e medindo performance.
Assim, a automação trouxe maior controle de velocidade das 7 nórias localizadas nas unidades Vilhena e Campo Grande. O sistema implantando também trouxe maior facilidade na contagem da quantidade de bois abatidos e no controle do sistema de portas das câmaras de resfriamento de carcaça.
Sincronia exata entre todas as linhas
Para que tudo isso desse certo, a Vivacity precisou desenvolver um sistema que gerasse uma lógica de sincronismo exata entre as nórias, desde o abate passando pelas diversas linhas de corte. Era importante que as velocidades ficassem adequadas ao volume de produto e capacidade de processamento, já que o corte em si ainda é manual.
As necessidades de automatizar processos apresentadas pela Friboi eram basicamente as mesmas de todo e qualquer frigorífico no Brasil. Mercados mais exigentes requerem maior eficiência na gestão dos custos operacionais e alto padrão de qualidade e controle dos produtos. Mercados externos possuem padrões de controle de temperatura mais rigorosos, o que implica diretamente em um maior custo para o refrigeramento do produto. Por isso, a necessidade de uma automação de qualidade como a da Vivacity, proporcionando maior eficiência na operação dos equipamentos.
Outro ponto importante das necessidades da Friboi estava relacionado às normas e boas praticas de registros e relatórios, sempre em conformidade com os órgãos regulatórios e de fiscalização do Brasil e do exterior. Com isso, a Vivacity também trabalhou para que o sistema de supervisão estivesse adequado a essas necessidades.
| índice |