Não consegue visualizar o email? LEIA NO SITE .


Voltar ao Índice

boletim informativo da vivacity automação industrial - edição 1 - 2011

_________________


Equipamento projetado pela Vivacity viabiliza certificação de cadeiras para escritório no Tecpar

Dispositivo projetado com base na NORMA ABNT NBR 13962 - que especifica características físicas, dimensionais e estabelece métodos que determinam resistência e durabilidade de cadeiras para escritório - permite uma série de testes nos produtos, os levando à exaustão e os certificando de acordo com as normas pré-estabelecidas no sistema de controle, regulado por um CLP

A Vivacity, empresa especializada em prover soluções na forma de produtos e serviços para o mercado de automação, projetou, a pedido do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), um equipamento que ajuda na certificação de cadeiras para escritório. Desde a sua criação, datada de 1940, o Tecpar, que já teve vários nomes e atribuições, mas sempre na vanguarda da pesquisa cientifica, procura se colocar em compasso com as novas exigências e demandas de diversos segmentos da sociedade. Como missão, o Instituto busca realizar pesquisa, desenvolvimento e inovação, contribuindo para sustentabilidade tecnológica e social do país. No setor de certificação, o Tecpar possui sua unidade certificadora atestada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) desde 1997, atestando produtos, processos e serviços em conformidade com normas nacionais e internacionais. Clientes do Tecpar que tenham seus produtos, processos e serviços certificados pelo Instituto, podem utilizar as marcas Tecpar Cert, símbolo reconhecido de qualidade, e importante fator de competitividade e credibilidade no mercado.

E foi precisando certificar cadeiras para escritório que o Tecpar buscou os serviços da Vivacity. O governo do Estado do Paraná solicitou ao Instituto a certificação de cadeiras compradas em licitação segundo a NORMA ABNT 13962, que especifica as características físicas e dimensionais, bem como estabelece os métodos para a determinação da estabilidade, resistência e durabilidade de cadeiras de escritórios. A norma da ABNT é um tanto quanto completa e complexa. Alguns ensaios ultrapassam os 120 mil ciclos, o que torna impossível qualquer teste de forma manual. Sendo assim, o Tecpar necessitava de um dispositivo automático para contemplar os 20 ensaios normativos contidos na ABNT NBR 13962. Foi aí que a Vivacity projeto e fabricou o Dispositivo para testes de móveis de escritório e cadeiras.

O Dispositivo é um complexo conjunto de fios, alumínio, plástico, borracha e 2 cilindros pneumáticos com válvulas, geridos por inteligência digital comandada por CLP. Projetado sobre uma chapa de alumínio, o Dispositivo se assemelha a uma caixa gigantesca de testes com medidas de 2m10cm x 2m30cm, e 1m70cm de altura, permitindo ensaios com cadeiras de diversos tamanhos e total mobilidade de seus dois cilindros, que possuem controle de forças e deslocamento independentes, possibilitando a aplicação de testes que exijam atuações em diferentes áreas da cadeira. Assim, quando necessário, um cilindro pode ficar na horizontal, e o outro, na vertical, por exemplo.

Deformação monitorada até o limite

Quando entram em ação, os cilindros pneumáticos aplicam uma força (regulada pelo CLP) e monitoram a deformação ocorrida na cadeira através de uma régua potenciométrica instalada no cilindro. Caso a deformação exceda a tolerância indicada pelo operador no CLP, o ciclo é interrompido e a cadeira é reprovada, não obtendo a certificação em conformidade a NORMA ABNT NBR 13962.

Aliando mecânica aplicada à inteligência digital controlada por CLP, o dispositivo permite uma série de ensaios como de fadiga conjugado no assento e encosto, levando o pano da cadeira à exaustão e certificando sua resistência. Além da fadiga da borda anterior do assento, fadiga no apóia-braço, carga estática horizontal para frente nos pés, durabilidade do apóia-pés e ensaio de durabilidade ao deslocamento dos rodízios.

Apesar de ter sido construído para contemplar a norma ABNT NBR 13962, o dispositivo pode realizar ensaios em móveis como mesas e bancadas.

“Realizados o desenvolvimento e construção do dispositivo tendo como referência a NBR 13962, mas foram estudados uma série de manuais de outros dispositivos existentes no mercado, o que permite a realização de testes em outro móveis”, explicou Eduardo Litz, da Vivacity.

Cem por cento nacional, o equipamento é o único deste tipo - que ‘automatiza’ certificação de móveis para escritório - produzido em solo brasileiro. Dispositivos semelhantes são encontrados na Europa e EUA, mas com valores extremamente elevados em comparação ao produzido pela Vivacity.



| índice |


_________________

Criado e editado para a Vivacity por Allameda.Com




AUTOMAÇÃO VIVA - Enews da Vivacity Automação Industrial - Av Eng Luís Carlos Berrini 936, 6° andar - Sao Paulo - (11) 5051-3900
vivacity@vivacity.com.br

OPT-OUT: Para não receber "Automação Viva", responda este email com a palavra CANCELAMENTO no Assunto