Edição Abril 2013
EM DESTAQUE

Infraero recorre a novas IHMs para modernizar Aeroporto de Salvador

Equipe da Vivacity implanta modernas Interfaces Homem Máquina para controle das pontes de embarque e desembarque; trabalho exigiu reprodução e migração de dados, com manutenção de integralidade da operação

A Infraero BA (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) recorreu à empresa paulista Vivacity para modernização das pontes de embarque e desembarque de aeronaves no Aeroporto Deputado Luis Eduardo Magalhães, em Salvador.

“Os sistemas de controle das pontes – também chamados de fingers – estavam danificados pelo longo tempo de uso”, conta Marcelo Nunes, Diretor de Tecnologia da Vivacity. “Era preciso modernizar e a Infraero solicitou novas IHMs (Interface Homem Máquinas), dispositivos que permitem ao operador do finger comandar a ponte, monitorar sua posição e verificar eventuais falhas e defeitos”.

A equipe da Vivacity esteve presente ao longo de todo o processo de implantação dos equipamentos, trabalho que incluiu a remoção dos antigos aparelhos, configuração dos PLCs, revisão das redes de comunicação e verificação das leituras e indicações nas novas IHMs, da Schneider Electric, especialista global em gestão de energia e automação comercial.

Os equipamentos contam ainda com imagem colorida, display 10 polegadas, teclado de função e touch screen, “recursos que melhoraram muito o acesso dos operadores, facilitando a navegação”, diz Marcelo. O Diretor de Tecnologia conta ainda que a Vivacity preservou a montagem física e manteve as características operacionais dos antigos aparelhos, o que permitiu que os operadores migrassem de um modelo para o outro sem dificuldades ou necessidade de treinamento.

Fácil adaptação
“A aplicação anterior, feita há dez anos, foi desenvolvida em ferramentas e base de dados que mudaram radicalmente com o tempo. Manter essas funcionalidades e recursos, que por sinal era o objetivo do projeto, demandou domínio do funcionamento de ferramentas para reproduzir e migrar tudo isso, mantendo a integralidade da operação - inclusive na sequência de toque nas teclas que os funcionários estavam habituados a utilizar nas operações”, explica. O mais interessante nesse caso, segundo Nunes, é notar também que o trabalho foi muito bem sucedido, na medida em que foi praticamente imperceptível aos operadores e equipes de manutenção da Infraero.

Para André Araújo, CEO da Vivacity, a fácil adaptação dos funcionários da Infraero só foi possível graças à qualificação da equipe. “Além de experiência, a implementação exigiu conhecimento das antigas e atuais ferramentas, expertise que a equipe tem de sobra”.

Mais informações sobre as soluções da Schneider Electric oferecidas pela Vivacity estão em www.vivacity.com.br.

| ÍNDICE |

_________________
LEIA TAMBÉM

Friboi economiza energia com projeto de automação
Vivacity cria solução para controle de câmaras frigoríficas e de nórias em salas de abate da JBS Friboi nas unidades de Vilhena e Campo Grande. Economia chega a 25%.


Brasil busca autonomia tecnológica no setor nuclear
Máquina da Vivacity auxilia no processo de geração de combustível nuclear brasileiro. Confira

Vivacity produz dispositivo para testes de móveis de escritório
Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recorre à Vivacity para certificação de cadeiras para escritórios.

AUTOMAÇÃO VIVA - Enews da Vivacity Automação Industrial
Av Eng Luís Carlos Berrini 936, 6° andar - Sao Paulo - (11) 5051-3900
vivacity@vivacity.com.br

_________________

Criado e editado para Vivacity por Allameda.Com
OPT-OUT: Para não receber "Automação Viva", responda este email com a palavra CANCELAMENTO no Assunto