Na "base da cola", dois campi do Instituto Federal do Triângulo Mineiro adquirem Kits Didáticos
Inicialmente licitados pelo Campus Patrocínio da instituição especializada em tecnologia e ciência, Kits Didáticos da Vivacity foram adquiridos pelo Campus Paracatu através do "Sistema de Carona" previsto na lei de licitações
"Quem não cola, não sai da escola." Todo ex-aluno já disse ou ouviu essa famosa frase escolar. E foi assim, "colando", que o Campus Paracatu do Instituto Federal do Triângulo Mineiro adquiriu dois Kits Didáticos da Vivacity. Calma, já vamos explicar.
Antes, a Vivacity adverte: COLAR EM EXAMES – NA UNIVERSIDADE OU ESCOLA – FAZ MAL À SAÚDE ESCOLAR.
O Campus Paracatu apenas se aproveitou do benefício criado pelo Decreto nº. 3.931, de 19 de setembro de 2001, que alterou a regulamentação do Sistema de Registro de Preços e instituiu no país a possibilidade de a proposta mais vantajosa numa licitação ser aproveitada por outros órgãos e entidades. Esse procedimento recebeu popularmente o nome de carona.
De início, o Campus Avançado de Patrocínio licitou a compra de dois equipamentos especiais para treinamentos em sala de aula. Um voltado para eletricidade industrial, a Bancada de Motores, e o outro com foco no treinamento de Controladores Lógicos Programáveis, a Bancada de CLPs. Com a licitação feita, todo trâmite corrido e a vitória da Vivacity, o Decreto 3.931 permite que qualquer outro órgão público se utilize da concorrência já feita e adquira objetos semelhantes, em quantidade igual ou menor ao máximo registrado. Então, amparado pelo procedimento da carona, o Campus Paracatu deu entrada na documentação necessária, consultou o então órgão gerenciador – o Campus Avançado de Patrocínio, o fornecedor – a Vivacity, e acertou a compra dos Kits já licitados.
Os Kits
Criado em 2008, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IF TRIÂNGULO é uma instituição de Educação Superior, Básica e Profissional, pluricurricular e multicampi. O Instituto possui quatro campi: um em Uberaba, com o Centro Federal de Educação Tecnológica – além da Reitoria na cidade -, Uberlândia, com a Escola Agrotécnica Federal de Uberlândia, em Ituiutaba, e outro em Paracatu, onde estão dois Kits da Vivacity. Isso além de dois campi Avançados, em Uberlândia e em Patrocínio, onde estão os outros dois Kits.
Os Kits utilizados tanto no campus Patrocínio quanto no Paracatu são idênticos. Cada campus utilizará uma Bancada de Motores e uma Bancada de CLPs em suas salas de aula.
|
Bancada de Motores |
Bancada de Motores
A Bancada de Motores é um rack construído em perfil de alumínio anodizado, com pintura eletrostática em pó e autoportante, para facilitar a locomoção do equipamento. Essa estrutura suporta dois motores de indução Trifásicos. Um de 6 pólos 220/380V e outro de 12 pólos 220/380V. Um inversor de Frequência Trifásico de 220V, relé térmico com faixa de regulagem entre 1,6 e 2,5A, contatores trifásicos e Auto Transformador Trifásico . Além de temporizadores, amperímetro analógico (escala 0 – 10A), voltímetro analógico (escala 0 – 250V), para medições, e duas gavetas para armazenamento de cabos e ferramentas.
Em sala de aula, este equipamento pode abordar tópicos referentes à área de comandos elétricos. O sistema simula partidas de quaisquer tipos de motores elétricos, proporcionando ao aluno a experiência prática de fazer as mais diversas partidas existentes para os motores.
Outro ponto interessante da Bancada de Motores é a integração de um CLP em sua configuração. Com isso, é possível fazer integrações de sistemas. Interligada em rede entre o inversor e o CLP, a bancada pode ser utilizada com outros dispositivos, produzindo, por exemplo, uma pequena rede industrial. É mais uma forma de demonstrar em sala de aula como pode funcionar um sistema de uma grande empresa do mercado.
Além disso, o Kit vem acompanhado de uma apostila de exercícios.
|
Bancada de CLPs |
Bancada de CLPs
A Bancada de CLPs é uma estrutura produzida em aço, autoportante, com duas fontes de alimentação, uma com saída fixa de 24 VCC para alimentação da CPU e demais componentes, e outra para a simulação e saídas analógicas de tensão e correntes. A bancada possui um Controlador Lógico Programável da marca Schneider, modelo M238. A bancada conta também com botões tipo 'Push-button NF' e 'Push-button NA', chave tipo thumbeweel BCD com dois dígitos, e potenciômetro linear, Amperímetro e Voltímetro.
A bancada tem como principal finalidade efetuar o controle das lógicas realizadas no CLP, como simulação de entrada analógicas e/ou digitais, simulação de sinais com chave BCD, e a simulação e configuração de protocolo de comunicação industrial Ethernet. Assim como na Bancada de Motores, esse equipamento acompanha apostila de exercícios.
Em ambas bancadas, o processo de criação da Vivacity é algo que merece destaque. Os projetos são desenhados, estudados e pensados. Apesar de estarem em um layout didático, as bancadas possuem o que há de melhor no mercado em termos de hardware e software.
"O que o aluno está vendo em termos de CLP, contatores, softwares e outros dispositivos é o que ele vai encontrar no mercado. São produtos de primeira linha", explica Marcelo Nunes, Diretor Técnico da Vivacity.
Além disso, segundo Marcelo, a Vivacity está sempre atenta a algo que ele chama de "acesso às informações". Para ele, é necessário que o aluno veja e entenda os processos que estão ocorrendo na bancada e que ele está produzindo. Assim, alguns dispositivos do equipamento ficam à mostra de propósito, para que o aluno entenda e veja tudo.
"Poderíamos colocar os contatores e os blocos de contatos escondidos, mas não fazemos isso. Colocamos o equipamento em cima da bancada, exatamente para que o aluno veja fisicamente e entenda todo o processo", explica.
Além da preocupação ao acesso, a Vivacity também demanda um bom tempo da criação de um dispositivo para a itens como a segurança e a ergonomia dos equipamentos. A concepção do dispositivo leva em consideração a segurança do aluno e a praticidade. No local onde o estudante tiver que colocar a mão e ligar algum dipositivo ou fio, é essencial a existência de conectores prontos, com plugs, para que as ligações sejam feitas de forma rápida e segura, sem necessidade de uso de chave de fenda ou de desencapar um fio. Todas as partes energizadas são protegidas.
A ergonomia é outro tema de muito estudo e projetos no desenvolvimento de um equipamento didático. Ao projetar um equipamento para alunos, a Vivacity se importa com o bem estar dos estudantes no momento do uso. Sendo assim, é necessário uma série de analises antes de construir qualquer coisa. Em um software, os engenheiros da Vivacity escolhem um manequim virtual de estatura mediana – que trabalha muito testando os equipamentos virtuais – e começam a projetar o equipamento e todas as vertentes e possibilidades, como os melhores acessos aos dispositivos, melhor posição para trabalho, na existência de portas – como a Bancada de Motores -, limites de tamanho e distância para abri-las, altura de dispositivos, e tudo para o conforto e melhor utilização do equipamento por parte do usuário.
"A ergonomia é extremamente importante em qualquer projeto, principalmente em um equipamento didático que será usado por alunos. A segurança, então, mais ainda. Os equipamentos da Vivacity são extremamente seguros, até mais do que os alunos vão encontrar no mercado de trabalho", comenta Rodrigo Cunha, engenheiro da Vivacity.
"Fazemos o projeto no software, temos ele virtualmente pronto – inclusive os testes de ergonomia –, e com o aval do cliente já enviamos para a fabricação. Não muda nada do virtual para o físico", finaliza Rodrigo.
| índice |