IMBEL automatiza plantas com soluções Vivacity
Empresa de materiais bélicos contará com CLP Schneider Electric em sua unidade de Piquete; objetivo é aumentar a segurança de funcionários e confiabilidade das informações em processos de estocagem e transferência de materiais
A IMBEL, empresa vinculada ao Ministério da Defesa que atua em estratégia e segurança pública há quase 40 anos, escolheu a Vivacity Automação para modernizar processos internos em sua fábrica de Piquete, no interior de São Paulo. O objetivo é “substituir o trabalho manual pelo automático em plantas que estocam e transportam ácidos como o nítrico e o sulfúrico”, conta o Coordenador de Projetos da Vivacity, Helton Silva Ferreira.
A tarefa ficará por conta do moderno CLP Modicon M340, Controlador Lógico Programável de porte médio fabricado pela empresa Schneider Electric, que proporcionará maior precisão para obtenção, controle, supervisão e transferência interna de dados. “Ao evitar o contato direto do profissional com materiais tóxicos, aumentamos a segurança do trabalhador e a confiabilidade das informações”, afirma Marcelo Aquino, Engenheiro Eletrônico da IMBEL.
Touchscreen
Além do CLP, o projeto prevê a implantação de duas IHMs (Interfaces Homem Máquina) para que tanto funções pré-programadas como novas parametrizações possam ser realizadas com apenas um toque na tela de aparelhos instalados em painéis de comando que funcionam como tecnologia touchscreen. “A ideia é automatizar totalmente o processo de controle, estocagem e transporte de materiais”, complementa Aquino.
A previsão é que o processo iniciado em janeiro de 2012 seja concluído em março deste ano. “Ao finalizarmos a automação das duas plantas daremos início à fase de treinamentos, com duração média de 48 horas por módulo”, revela Helton Ferreira. Os operários da IMBEL receberão aulas para automação de campo e painéis, além de exercícios de manutenção e procedimentos para verificação de possíveis falhas ou defeitos pertinentes ao processo, bem como diagnósticos de status dos CLPs e IHMs.
Ainda de acordo com o Coordenador de Projetos da Vivacity, a IMBEL tem planos de expandir a modernização para outras fábricas e centralizar a troca de informações entre diversos setores, bem como aplicar o Sistema 3T, Telemetria, Telecomando e Tele Supervisão em suas plantas e fábricas. Com tal controle das plantas à distância, todos os dados de logística serão disponibilizados em rede para usuários credenciados. Além da unidade no interior paulista, a IMBEL possui fábricas em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
| ÍNDICE |
|
_________________
LEIA TAMBÉM
Como foi feita a modernização do porta-aviões São Paulo
Vivacity Automação foi responsável pela modernização do Sistema de Proteção Elétrica da embarcação da Marinha do Brasil.
Vivacity moderniza sala de controle de reator nuclear
Empresa efetuou a substituição de todos os racks da instrumentação auxiliar da sala de controle do Reator IEA-R1 do Ipen.
Equipamento desenvolvido pela Vivacity auxilia geração de combustível nuclear
A máquina, projetada e construída pela Vivacity, é utilizada na montagem das grades espaçadoras HTP, na Fábrica de Combustível Nuclear da INB (Indústrias Nucleares do Brasil), em Resende, Rio de Janeiro.
|