Eletronorte investe em CLP moderno e 100% confiável
Com novo sistema, controle e monitoramento da Hidrelétrica Coaracy Nunes são realizados em tempo real e de qualquer ponto do País
Com o objetivo de aumentar a confiabilidade da troca de informações entre diferentes setores, a Eletronorte (Centrais Elétricas do Norte do Brasil SA), geradora e fornecedora de energia elétrica no Brasil desde 1973, implantou melhorias no sistema comunicacional utilizado na Hidrelétrica Coaracy Nunes, no Amapá, através de serviços da empresa paulista Vivacity Automação.
Para a modernização da usina, que atualmente possui três unidades geradoras modelo Kaplan (duas da marca Hitachi e uma da marca Toshiba, totalizando 78 MW de potência nominal e efetiva) e nove CLPs (Controladores Lógicos Programáveis), responsáveis pelo controle de comportas, vertedouro, serviços auxiliares, subestação de transmissão e telemetria da usina via protocolo IEC 104, foi realizada a substituição dos CLPs de telemetria para o avançado modelo S7400H, bem mais moderno e 100% confiável - e que opera com dois aparelhos em sistema de redundância. "Se um falhar ou parar de funcionar, automaticamente o outro assume as funções para que o trabalho não deixe de ser realizado”, afirma Helton Silva Ferreira, Coordenador de Projetos da Vivacity.
A troca aconteceu de forma paralela, mantendo a comunicação entre os equipamentos, com checagem, validação e integração de dados. "O trabalho é complexo, mas temos expertise e pessoal altamente qualificado", diz Helton, que acompanhou todo o processo em seus seis meses de duração (veja box Passo a passo da operação).
Com o novo sistema, o controle e o monitoramento da hidrelétrica passaram a ser realizados de forma remota, com todos os dados online e em tempo real, sendo possível supervisionar, verificar e telecomandar qualquer item ou equipamento da Usina Coaracy Nunes tanto in loco como de outros pontos do Brasil. "Graças aos novos CLPs, a Eletronorte pode realizar todo esse trabalho sem sequer sair dos escritórios da empresa em Brasília", comemora André Araújo, Diretor da Vivacity.
A mudança dos equipamentos atende ainda a normas do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), órgão responsável pela análise de dados referentes à produção de energia elétrica e à quantidade de água desperdiçada no SIN (Sistema Interligado Nacional), utilizado pela Eletronorte no fornecimento de energia elétrica para nove Estados da Amazônia Legal (Amazonas, Acre, Maranhão, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Tocantins, Pará e Amapá) e compradores de outras regiões.
Passo a passo da operação
O trabalho começou em maio de 2012, quando a Eletronorte realizou um levantamento técnico de informações sobre a Hidrelétrica Coaracy Nunes. Foram coletados dados como equipamentos usados e localização, para dar início à troca dos CLPs.
De julho a setembro, a equipe realizou a instalação e a programação do novo sistema. “Essa foi a etapa mais complexa de todo o processo, que demandou muita atenção e conhecimento técnico de todos os profissionais”, diz Helton Silva Ferreira, Coordenador de Projetos da Vivacity.
A terceira e última etapa, em outubro, foi dedicada exclusivamente ao comissionamento, período de realização de testes no sistema e treinamentos aos funcionários. “Os processos em si, assim como o envio de dados e relatórios para determinadas redes, são elaborados e decididos pela própria Eletronorte”, esclarece André Araújo, Diretor da Vivacity.
Informações técnicas do novo CLP
Modelo: SIMATIC S7-400 CPU 414-H / SIEMENS
- Placa de Comunicação: Processador de Comunicação CP443-1 / SIEMENS
- Placa de Comunicação: SIMATIC NET CP 443-1 AVANÇADA / SIEMENS / Switch
- Ethernet x Fibra Óptica - SIMATIC NET SCALANCE X-204-2 / SIEMENS
| ÍNDICE |