A Vivacity, empresa nacional que atua há mais de dez anos como provedora de soluções tecnológicas para automação industrial e mercado educacional, levará o robô NAO para se apresentar na 20ª edição da maior feira e congresso educacional da América Latina.
Dotado de inteligência artificial, o simpático humanoide de 57 centímetros produzido pela companhia francesa Aldebaran estará no estande 51 do Centro de Exposições Imigrantes, onde o público do evento poderá conferir todas as funções e aplicações do humanoide para o mercado educacional. “O NAO é um grande aliado tecnológico para aulas e atividades acadêmicas em simulação, programação e laboratórios”, diz André Araújo, CEO da Vivacity, responsável pela comercialização do produto a redes de ensino técnico e universitário em território nacional. “O público vai se apaixonar por esse pequeno autômato que canta, dança, manuseia objetos, identifica sons, reproduz palavras e pode ser programado para inúmeras atividades”.
O CEO explica que o campo de utilização do NAO é enorme, desde uma simples aplicação, como ensinar matemática ao aluno e auxiliar idosos em casa, a outras bem mais complexas, como cuidar de crianças com autismo. “O NAO é uma plataforma de hardware avançada e interativa e pode ser usado por crianças para o desenvolvimento do raciocínio lógico ou ainda para tornar a aula mais interativa e dinâmica. No entanto, a grande utilização do NAO é em universidades e institutos tecnológicos, já que estes são os celeiros do conhecimento e onde alunos, mestres e doutores estão criando aplicações e dando utilidade para o produto. Quando o computador foi criado, por exemplo, ele estava inicialmente disponível para as universidades desenvolverem novos aplicativos”, diz Araújo.
Sobre a expectativa para a 20ª Educar, ele afirma que espera que o evento colabore para transferir ao público as novas tecnologias que são referências mundiais, ajudando os educadores do Brasil a preparar o corpo acadêmico para competir de igual para igual com as grandes nações.
Veja o vídeo que mostra os robôs em uma sala de aula de uma universidade
Mais informações sobre o NAO e o portfólio de produtos educacionais da Vivacity podem ser vistos em www.vivacity.com.br/didactic
Por que ensinar com robôs? Robótica é uma das mais recentes inovações tecnológicas, e um robô humanoide é uma ferramenta de aprendizagem para aulas em todos os níveis. Robôs permitem que os alunos conectem a teoria com a prática e descubram uma grande variedade de campos relacionados à robótica, tais como ciência da computação, engenharia e matemática. Os estudantes ganham experiência prática usando o NAO e, quando usado no laboratório, eles descobrem temas interessantes, como locomoção, áudio e processamento de sinal de vídeo, reconhecimento de voz e muito mais. O NAO também permite aos professores a integrar o trabalho em equipe, gestão de projetos, resolução de problemas e habilidades de comunicação em um ambiente estimulante. |
Confira a PROGRAMAÇÃO completa do evento.
Fonte e Foto: Allameda.com – Assessoria de Comunicação Vivacity
Crédito: jornalista Patricia Melo - Presença Comunicação Educacional