Busca de Produtos



NOTÍCIAS
28/07/2015
Em apresentação na USP, pesquisadores norte-americanos mostram app que detecta malária

Com o objetivo de facilitar o diagnóstico de malária em áreas remotas do planeta, pesquisadores norte-americanos criaram um aplicativo para smartphones que utiliza um sistema automatizado para detecção e contagem de parasitas da doença. A tecnologia foi apresentada no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), em São Carlos, e na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), ambos da Universidade de São Paulo (USP).

 
A solução automatiza a detecção do parasita e sua contagem a partir de esfregaços de sangue (uma camada fina de sangue) dispostos sobre uma lâmina de microscopia e que são coloridos de forma a permitir que diferentes células sejam examinadas.
 
O sistema funciona por meio de métodos de aprendizagem de máquina e campo da inteligência artificial e, com base em padrões de imagens digitais adquiridas por equipamentos de microscopia de luz convencionais, “aprende” a aparência típica dos parasitas e os identifica em fotografias, realizando em seguida sua contagem e discriminando as células infectadas.
 
Confira mais em http://goo.gl/8xQXRg