Busca de Produtos



PRODUTOS
Centro de Gravidade
Cód. FF-1104
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios de centro de gravidade. Além dessas vantagens, temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto
Descrição
 
Este aparelho é projetado para demonstrar o conceito de centro de gravidade para os alunos e reconhecer a importância do centro de gravidade no design e engenharia estrutural. Neste aparelho os alunos irão determinar o centro de gravidade de diferentes corpos, com formas regulares e irregulares. O CG de formas irregulares serão determinados pelo Método Plumb Line (Fio de Prumo) usando os 4 orifícios na placa.
 
O centro de gravidade de uma forma geométrica com espessura uniforme pode ser facilmente encontrado por este método. Ele fornece uma técnica simples para formas complicadas, muito mais rápido do que usando cálculo por exemplo, apesar de não produzir uma resposta precisa para a manipulação de um iate. Assim como, o cálculo dos momentos causados pelo vento e água agindo no 'centro da área lateral' das velas e quilhas pode ser usado como ponto de partida.
 
Um painel traseiro terá um pino livre que posicionará as formas geométricas para que possam ser penduradas. Com um pêndulo simples suspenso no pino permitirá que a linha do peso seja transferida para a lâmina por uma reta. Assim o centro de gravidade será a posição na qual duas ou mais retas se interceptem.
 
Este equipamento faz parte de uma gama concebida para demonstrar e confirmar experimentalmente princípios básicos da engenharia. Foi dado um grande cuidado a cada item de modo a proporcionar um amplo escopo experimental sem complicar ou comprometer indevidamente o design. Cada peça do aparelho é auto-suficiente e compacto. O tempo de configuração é mínimo, e todas as medições são feitas com a instrumentação mais simples possível, de modo que o envolvimento do aluno é puramente com os princípios de engenharia que estão sendo ensinados. É fornecido um manual de instruções completo descrevendo o aparelho, a sua aplicação, o procedimento experimental e os resultados típicos dos testes.
 
Experiências
 
  • Estabelecer a posição do centro de gravidade de diferentes formas por experiências e comparar com valores derivados de cálculos ou livros de referência.
 
Especificações
 
Estabelecer a posição do centro de gravidade de diferentes formas por experiência e comparar com cálculos teóricos.
O aparelho é uma unidade montada na bancada com um tabuleiro de pé livre com um pino nele a partir do qual uma seleção de formas planas podem ser penduradas. 
Um prumo simples é suspenso no mesmo pino.
 
6 Formas fornecidas: 
1 x Círculo
1 x Triângulo isósceles
1 x Trapézio
1 x Forma geométrica em L 
1 x Forma geométrica em T 
1 x Semi Círculo