Busca de Produtos



PRODUTOS
Força Centrífuga
Cód. FF-1107
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios de Força Centrífuga. Além dessas vantagens, temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto
Descrição
 
Esta unidade é projetada para estudar as características da força centrífuga. Sempre que um corpo gira, ele experimenta força centrífuga. Esta força tende a empurrar o corpo fora do círculo. Sua magnitude é diretamente proporcional à massa e velocidade ao quadrado do objeto, enquanto é inversamente proporcional ao raio do círculo em que o corpo gira. A unidade consiste de uma pequena haste metálica na qual é colocada a massa.
 
A haste é colocada numa via guiada por meio de duas ranhuras. Ela pode ser girada a qualquer velocidade com um painel de controle que controla sua velocidade de rotação. A força que atua sobre a haste devido a uma massa conectada a ela é exibida no painel de controle pelo indicador de força.
 
A unidade permite que as forças exercidas sobre massas rotativas sejam estudadas. O núcleo da unidade é um braço giratório com um eixo de rotação vertical. Os corpos de massas metálicas são ancoradas ao braço em furos de retenção. A força centrífuga exercida é transmitida do braço para uma barra dobrada. A deformação da barra, que é proporcional à força, é registrada por um sistema de medição eletrônico e exibida, digitalmente. A velocidade de rotação do motor de tração regulada, também exibida, digitalmente, pode ser ajustada continuamente usando um potenciômetro de 10 voltas. Em funcionamento, uma tampa protetora transparente cobre todas as peças rotativas, assim garantindo uma visão clara da experiência. A unidade de mesa pode ser configurada onde necessário e não precisa ser fixado no lugar, a unidade também é portátil.
 
Experiências
 
Dependência da força centrífuga.
* Na velocidade de rotação
* Sobre o tamanho da massa rotativa
 
Característica
 
Leis sobre o comportamento das massas rotativas.
 
Especificações
 
Medição da força centrífuga sobre massas rotativas.
5 x Raios com diferentes ranhuras
3 x Diferentes massas rotativas
Range de medição: 0 ... 25N
Velocidade de rotação regulada continuamente.
Visualização digital da força e da velocidade de rotação.
 
Dados técnicos
 
Distâncias das ranhuras (raios): 25mm, 50mm, 75mm, 100mm, 125mm
Massas rotativas: 54g, 79g, 105g
Velocidade: 0 ... 500 rpm
 
Carga
Faixa de medição: 0 ... 25N
Resolução: 0.1 N