Busca de Produtos



PRODUTOS
Atrito no plano inclinado
Cód. FF-1109
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios de Atrito no Plano Inclinado. Além dessas vantagens, temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto
Descrição
 
Experiências de atrito no plano inclinado ajudam os alunos a compreender os fundamentos do atrito mecânico. 
 
Os elementos principais do FF-1109 são uma superfície deslizante (o plano inclinado), com um ângulo de inclinação ajustável e duas amostras. Uma amostra é movida do estado estacionário para o estado deslizante de duas maneiras. Na primeira experiência, o plano é, cuidadosamente, inclinado até que a amostra comece a deslizar para baixo quando esta força for maior do que a força de atrito estático. 
 
Na segunda experiência, um peso atua como uma força de tração sobre a amostra. O peso é aumentado, gradualmente, até que a amostra comece a deslizar em um movimento uniforme. O ângulo de inclinação do plano não é alterado nesta experiência.
 
Experiências
  • Determinação dos coeficientes de atrito de vários pares de materiais.
  • Transição do estático para o dinâmico.
  • Equilíbrio estático das forças no plano inclinado.
  • Determinação do ângulo de inclinação a partir do qual ocorre deslizamento (cálculo e verificação por experiência).

Especificações

Experiência relativa ao atrito no plano inclinado.
Plano inclinado com revestimento de plástico / aço, ligação de arrasto com ângulo
Escala e rolamento de esferas insirada na haste de deflexão.
Ângulo de plano ajustável.
 
2 Amostras: 
1 x Aço / polipropileno
1 x Alumínio / latão
Conjunto de peso graduado.
Caixa para alojar os componentes.