Busca de Produtos



PRODUTOS
Compressão da Mola
Cód. SM-1401
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios de Compressão da Mola. Além dessas vantagens, temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto
Descrição
 
As molas são usadas na engenharia para armazenar energia ou para fornecer forças de restauração. Podem ser encontradas molas de compressão e extensão. A deflexão de uma mola depende da carga aplicada a ela, uma observação consagrada na Lei de Hook. A unidade permite que os alunos analisem as propriedades da mola e comprova algumas leis básicas da física como a Lei de Hooke, Newton e regras de design de uma mola. A unidade de Compressão da Mola é um aparelho montado na parede com escala para medição. O conjunto de molas fornecido possui diferentes tamanhos para as análises.
 
A deflexão de uma mola depende da carga aplicada a ela, uma observação consagrada na Lei de Hooke, dentro do limite da proporcionalidade, a deformação é diretamente proporcional à força que a produz.
 
As aplicações das molas são encontradas em balanças que indicam cargas quando há deflexões, assim como nas suspensões de um carro, ao qual absorvem a energia causada por movimento vertical das rodas devido a buracos e solavancos.
 
Uma chapa de aço, revestida a pó é montada em um suporte vertical rígido. Uma mola de compressão com medidas padrões da indústria repousa sobre a base inferior interna da caixa. Na extremidade superior da mola, repousa uma haste perfilada ligado a um gancho ao qual a carga é pendurada. A haste perfilada tem uma face chanfrada, assim sustentando a carga no centro da mola durante os experimentos, como também possibilita outros diâmetros de molas.
 
Uma escala integrada à parede da caixa é utilizada para mensurar a compressão. Portanto, obtêm-se uma indicação precisa da compressão que está sendo aplicada à mola. Um indicador de compressão é anexado ao eixo da haste da carga. Ou seja, há uma linha de referência horizontal para garantir que a compressão possa ser lida fora da escala de compressão.
 
O indicador pode ser ajustado para cima e para baixo em uma posição inicial de compressão e também para atender a diferentes comprimentos de mola de compressão que podem ser usados. O suporte de carga tem uma base sólida para permitir a suspensão segura dos pesos de massa conhecida ao qual são fornecidos com a unidade. 
 
Os alunos medem a compressão da mola ao incrementar a carga nos experimentos. A partir destes resultados registrados é desenhado um gráfico de carga versus compressão e calculada a taxa de compressão da mola. Este método alternativo dado ao aluno serve para que possam analisar as dimensões padrões da mola e calcular, matematicamente, a taxa de compressão que a mola possue, usando fórmulas fornecidas.
 
Experiências
  • Para testar a relação entre a carga aplicada e a alteração no comprimento devido à compressão de uma mola (Lei de Hooke)
  • Para determinar a rigidez da mola usando resultados experimentais e fórmulas conhecidas
  • Gráficos de carga versus compressão
  • Ação de molas
  • Utilizando o conjunto de mola de compressão HSM8a (vendido separadamente), a dependência da rigidez da mola sobre o diâmetro do fio, diâmetro da mola, comprimento, número de espiras e material pode ser observada e calculada
  • Comparação com estimativa teórica e dados do fabricante.
 
Especificações
 
Determinação da rigidez da mola
Unidade compacta montada na parede para testar molas de até 200mm de comprimento e 38mm de diâmetro
Mola de compressão única fornecida
Carga aplicada à mola usando o conjunto de pesos com massa conhecida e um gancho
Escala de compressão integral
Indicador de compressão ajustável
Conjunto de mola HSM8a disponível opcionalmente (vendido separadamente)
Fornecido em português manual técnico para os alunos e os professores