Busca de Produtos



PRODUTOS
Extensão da Mola
Cód. SM-1402
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios de Extensão da Mola. Além dessas vantagens, temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto
Descrição
 
As molas são usadas na engenharia para armazenar energia ou para fornecer forças de restauração. Podem ser encontradas molas de compressão e extensão. A deflexão de uma mola depende da carga aplicada a ela, uma observação consagrada na Lei de Hook. A unidade permite que os alunos analisem as propriedades da mola e comprova algumas leis básicas da física como a Lei de Hooke, Newton e regras de design de uma mola. A unidade de Extensão da Mola é um aparelho montado na parede com escala para medição. O conjunto de molas fornecido possui diferentes tamanhos para as análises.
 
A deflexão de uma mola depende da carga aplicada a ela, uma observação consagrada na Lei de Hooke, dentro do limite da proporcionalidade, a deformação é diretamente proporcional à força que a produz.
 
As aplicações das molas são encontradas em balanças que indicam cargas quando há deflexões, assim como nas suspensões de um carro, ao qual absorvem a energia causada por movimento vertical das rodas devido a buracos e solavancos.
 
O aparelho SM-1402 é projetado para ser montado em um suporte rígido vertical aproximadamente 1.5 metros acima do nível do piso. É usado para testar molas de tensão de até 200mm de comprimento. O diâmetro máximo da mola é 38mm.
 
Uma chapa de aço, revestida a pó é montada em um suporte vertical rígido. Uma mola de extensão com medidas padrões da indústria tem um suporte de encaixe na sua parte superior e um furo de passagem na sua extremidade inferior ao qual é fixado uma haste para segurar com um gancho as cargas de pesos conhecidos. Ligado à haste da carga há um indicador de extensão, ao qual há uma pequena marca horizontal inscrita que indicara na escala a extensão extensão que ocorreu.
 
O indicador pode ser ajustado para cima e para baixo em uma posição inicial da extensão e também para atender a diferentes comprimentos de mola de extensão que podem ser usados. O suporte de carga tem uma base sólida para permitir a suspensão segura dos pesos de massa conhecida que são fornecidos com a unidade. 
 
Os alunos medem a extensão da mola ao incrementar a carga nos experimentos. A partir destes resultados registrados é desenhado um gráfico de carga versus extensão e calculada a taxa de compressão da mola. Este método alternativo dado ao aluno serve para que possam analisar as dimensões padrões da mola e calcular, matematicamente, a extensão que a mola possue, usando fórmulas fornecidas. Ambos os resultados podem então ser comparados com os dados dos fabricantes. Para expandir a experiência, um conjunto adicional de três molas (SM-14 a) está opcionalmente disponível (vendido separadamente), o que dá aos alunos mais trabalho com molas de diferentes comprimentos, diâmetro exterior, espiras e diâmetro do fio.
 
Experiências
  • Para testar a relação entre a carga aplicada e a mudança de comprimento de uma mola (Lei de Hooke)
  • Para determinar a rigidez da mola usando dados coletados e plotagem da curva de carga versus extensão.
  • Utilizando o conjunto de molas opcionalmente disponível HSM7a (vendido separadamente) pode ser calculada a dependência da rigidez da mola sobre o diâmetro do fio, diâmetro da mola, comprimento, número de espiras e material
  • Comparação com estimativas teóricas e dados de fabricantes de molas
  • Criação de gráficos de carga versus extensão e extração de elementos-chave
Especificações
 
Determinação da rigidez da mola através de testes de carga/extensão.
Unidade compacta montada na parede para testar molas de até 200mm de comprimento e 38mm de diâmetro.
Mola de extensão em espiral fornecida com extremidades em loop.
Escala de extensão integral de precisão e indicador para medições de extensão.
Fornecido Conjunto de pesos com massas conhecidas e gancho.
Conjunto de mola de extensão opcionalmente disponível SM-14a (vendido separadamente).
Fornecido em português manual técnico para os alunos e os professores.