Busca de Produtos



PRODUTOS
Deflexão de Vigas
Cód. SM-1404
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios de Deflexão de Vigas. Além dessas vantagens, temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto
Descrição
 
As vigas são um membro estrutural usado para suportar cargas, principalmente, pela resistência à flexão. A viga interna apresenta tensões de compressão, cisalhamento e tensão.
 
O equipamento é usado para medição de deflexões e declives de uma viga sob flexão e comparar com valores calculados por equação diferencial e método de Momento de Área. A viga tem dois suportes de altura ajustável com bordas laminadas intercambiáveis e uma braçadeira de extremidade em balanço. Os ganchos de carga são usados para pesos com massas conhecidas e uniforme. As deflexões e declives são medidos por medidores analógicos de deformação.
 
As vigas são elementos estruturais chave na engenharia mecânica e na construção. Uma viga é um componente em forma de barra em que as dimensões da secção transversal são muito menores do que o comprimento e que é sujeita a carga ao longo e perpendicular ao seu eixo longitudinal. A carga perpendicular ao eixo longitudinal provoca uma deformação na viga, isto é, ela dobra. Com base no seu tamanho, a viga é vista como um modelo unidimensional.
 
A ciência da resistência dos materiais lida com o cisalhamento e compressão resultantes da aplicação de carga a este componente. Muitos princípios fundamentais da resistência dos materiais podem ser ilustrados bem por uma viga reta.
 
A viga em análise no WP 950 pode ser suportada de diferentes maneiras. Isto produz sistemas estaticamente determinados e indeterminados que são colocados sob carga por até quatro conjuntos de pesos. Os pontos de aplicação de carga são móveis. Três medidores indicam a deformação resultante. Três suportes articulados com indicadores de força integrais indicam diretamente os valores correspondentes as forças existentes. Os suportes articulados possuem sua altura ajustável, de modo a compensar a influência do peso morto da viga no medidor. Um quarto grampo fixa a viga no lugar.
 
Cinco vigas de espessuras e materiais diferentes demonstram a influência da geometria e do módulo de elasticidade quando ocorre a deformação da viga devido à carga. Os vários elementos da experiência estão claramente dispostos e alojados de forma segura num sistema de armazenamento. A montagem experimental completa está disposta na armação. O material de instrução estruturado estabelece os fundamentos e fornece um guia passo-a-passo para as experiências.
 
Experiências
 
Investigação da deflexão para feixes retos estaticamente determinados e estaticamente indeterminados
* Viga em balanço
* Viga de um único eixo, viga de dupla ou tripla extensão
* Formulação da equação diferencial para a linha elástica
 
Deflexão em uma viga em balanço
* Medição da deflexão no ponto de aplicação da força
 
Deflexão de um viga de dupla extensão em três suportes
* Medição das reações de suporte
* Medição das deformações
* Influência do material (módulo de elasticidade) e da secção transversal da viga (geometria) na linha elástica
* Lei de Maxwell-Betti e seus coeficientes 
* Aplicação da lei do princípio do trabalho virtual em vigas estaticamente determinadas e indeterminadas
 
Determinação das linhas de influência
* Aritmeticamente
* Qualitativamente por meio do método da força (Müller-Breslau)
 
Especificações
 
Linhas elásticas de vigas estaticamente determinadas e indeterminadas sob várias condições de fixação
3 x Vigas de aço com diferentes secções transversais
1 x Viga de latão 
1 x Viga de alumínio
3 x Suportes articulados, ajustáveis em altura com medidor de força (Medidores de força podem ser zerados)
1 x Suporte com fixação de braçadeira
3 x Mostradores para registrar deformações
4 x Conjuntos de pesos com ganchos ajustáveis
Estrutura de secção de alumínio anodizado que aloja a experiência
Sistema de armazenamento para guardar os componentes