Busca de Produtos



PRODUTOS
Atrito do Rolamento Periódico
Cód. SM-1413
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios de Atrito do Rolamento Periódico. Além dessas vantagens, temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto
Descrição
 
O aparelho de atrito de rolamento é utilizado para determinar o coeficiente de atrito de diferentes materiais. O conjunto de suporte do rolamento pode ser montado no eixo. O eixo pode ser equilibrado com o gancho de um lado e um parafuso giratório no outro. Ao equilibrar a montagem, o gancho tem de ser colocado no ponto zero do braço de escalar. Em seguida, o braço superior é conectado à carga inferior através de fios de alumínio circular. Em seguida, o motor é ligado de modo que a força de atrito possa ser aplicada ao braço dimensionado. O braço dimensionado pode ser equilibrado movendo o gancho de cada lado ou mudando a carga no gancho.
 
Os fenômenos tribológicos básicos dos rolamentos constante podem ser analisados usando esta unidade. O rolamento que será analisado consiste em um rolamento de aço inoxidável e no alojamento um rolamento livre. 
 
Um motor trifásico CA com um conversor de freqüência para controle de velocidade serve como o inversor. Uma alavanca com um peso deslizante conectada ao mesmo está ligada ao alojamento do mancal. Isto permite que um momento externo seja ajustado correspondente ao momento de atrito gerado no rolamento. Outra alavanca, combinada com um conjunto de pesos é aplica à carga definida ao rolamento. É possível visualizar o diâmetro do rolamento e o intervalo de lubrificação através da tampa transparente.
 
A lubrificação é feita por um lubrificador que alimenta o conjunto por gotejamento de óleo no eixo através de dois canais de lubrificação. Uma bandeja de gotejamento coleta o óleo que drena. A velocidade ajustável, continuamente, assim como a temperatura do lubrificante, é indicada digitalmente na unidade de controle.
 
O material de instrução bem estruturado estabelece os fundamentos e fornece um guia passo-a-passo através dos experimentos.
 
Experiências
 
Aprendendo as correlações tecnológicas envolvidas na lubrificação hidrodinâmica por experimentação.
Força de atrito em um rolamento 
* Rapidez
* Carga do rolamento
* Temperatura do lubrificante e do lubrificado
 
Especificações
 
Unidade para análise dos tópicos tribológicos básicos.
Rolamento radial com diâmetro de eixo em aço inoxidável e rolamentos de bronze de movimento livre.
Motor trifásico com conversor de freqüência para controle de velocidade.
Carga aplicada ao rolamento com alavanca mecânica, relação de transmissão 5:1.
Medição do ângulo de atrito alcançado através do uso de uma alavanca com deslizante.
Equilíbrio de peso para compensa-lo em um intrínseca configuração.
Lubrificação por gotejamento para fornecimento contínuo de lubrificante (lubrificador de gotejamento).
Bandeja de gotejamento para óleo drenado.
Sensor de velocidade indutivo.
Termopar para medição da temperatura do óleo.
Caixa de controle com displays digitais para temperatura e velocidade do óleo, também permite que a velocidade seja variada.
 
Dados técnicos
 
Rolamento Periódico
Diâmetro do rolamento: d = 30mm
Largura do rolamento: 45mm
Emparelhamento de atrito: aço / bronze
Carga do rolamento: máx. 525N
Magnitude do momento: máx. 295Nmm
 
Motor trifásico CA
Potência de saída: 0.37kW
Classe de viscosidade do óleo: ISOVG100
 
Faixas de medição
Temperatura: -50 ... 200ºC
Velocidade: 0 ... 3000 RPM
 
Pesos
1 x 50N 
1 x 20N 
2 x 10N
2 x 05N
1 x 25N Peso intrínseco da unidade de carga