Busca de Produtos



PRODUTOS
Física dos Projéteis e Colisões
Cód. F07
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios da Física dos Projéteis e Colisões. Além dessas vantagens, temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto


INTRODUÇÃO

Este kit didático tem como objetivo o estudo do lançamento de um projétil, ao qual fornecerá ao usuário uma maneira útil para entender a conservação da energia mecânica. Aqui a transformação da energia potencial / cinética na colisão elástica / inelástica será claramente discutida. Quando a esfera de aço lançada, horizontalmente, com três velocidades diferentes em vários ângulos, a velocidade inicial pode ser prevista pela distância horizontal que a partícula atingiu. Ao analisar o fato em 2D ou 3D, a conservação de momento e a perda de energia cinética será convertida em energia potencial, assim a velocidade inicial da partícula será transferida para o pêndulo balístico, ao qual poderá ser calculada sob a consideração de colisão perfeitamente elástica.

OBJETIVOS

  1. Formulação da equação cinemática do movimento do projétil.
  2. Verificação da conservação de momento de uma bola de aço em colisão elástica.
  3. Cálculo da velocidade inicial de um pêndulo balístico devido à conservação do momento e da energia mecânica para uma colisão perfeitamente elástica.

EXPERIMENTOS

Experimento --- Movimento do Projétil

Com ajuste de ângulo e tempo diferentes, a distância horizontal de um projétil pode ser calculada e comparar com o valor medido. De acordo com a equação:



Experimento --- Colisão elástica
 
Como a colisão elástica entre duas bolas é analisada a conservação de momento, ao qual será satisfeita durante o processo de colisão. De acordo com a equação:
 


 
Experimento --- Colisão Inelástica
 
Quando a massa 'm' é liberada da altura inicial de 'Rcm.cosΘ', a velocidade de impacto do corpo 'M', após colisão inelástica, pode ser estimada com base na fórmula dada: