Busca de Produtos



PRODUTOS
Pêndulo, queda livre e oscilação harmônica da mola
Cód. F08
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios de Pêndulo, queda livre e oscilação harmônica da mola. Além dessas vantagens, temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto

INTRODUÇÃO
 
Por meio da resistência do ar (também chamado arrasto), o pára-quedas desacelera a queda livre, provida da aceleração gravitacional e ajuda o paraquedista a descer, lentamente e com segurança. Para atender a este propósito, uma experiência abrangente no kit, várias características são propostas: 
  1. Aceleração gravitacional experimental pode ser calculada usando um foto temporizador para medir o tempo de deslocamento do objeto conforme sua altura. 
  2. De acordo com o período gravado pelo foto temporizador, pode se determinar, experimentalmente, a aceleração da gravidade conforme o comprimento do pêndulo.
OBJETIVOS
  1. Estudo do período do pêndulo simples, medido pelo foto temporizador.
  2. Estimativa da aceleração gravitacional e da velocidade do objeto em queda livre, medidos pelo foto temporizador.
  3. Cálculo do coeficiente elástico da mola conforme a Lei de Hooke.
CARACTERÍSTICAS
  1. O produto utiliza fixação magnética para evita o erro operacional.
  2. Comprimento ajustável do pêndulo por duplos parafusos, faz a oscilação periódica tornar se mais estável.
EXPERIMENTO
 
Experimento --- Queda Livre
 
O objeto que cai, livremente, através dos fotos temporizadores, com posições verticais s1, s2, terá duração correspondente t1, t2 determinada, assim, a aceleração da gravidade, nesta experiência, pode ser estimada:
 
 
Bola de ferro, peso 63.6 g