Busca de Produtos



PRODUTOS
Pêndulo Composto e Pêndulo de Torção
Cód. F12
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios de Pêndulo Composto e Pêndulo de Torção. Além dessas vantagens, temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto

INTRODUÇÃO
 
Com base na segunda lei de Newton e conservação de energia, iremos analisar a teoria do torque e da rotação para estudar os movimentos harmônicos no pêndulo composto de reversão e no pêndulo de torção, que têm sido amplamente utilizados em aplicações práticas tais como torsões ou pêndulos, dispositivo de amortecimento e medidor de fluxo rotativo etc.
 
OBJETIVOS
  1. Pêndulo composto a magnitude da aceleração da gravidade
  2. Pêndulo de torção o coeficiente de rigidez do fio de metal.
EXPERIMENTOS 
 
Experimento --- Pêndulo de torção
 
Um pêndulo de torção, na Fig. A ~ Fig. B, é constituído por um disco circular de massa 'M' suspenso em um fio de cobre de comprimento 'L'. Aqui a menor oscilação periódica será induzida enquanto a distorção da rigidez do material se recupera do torque submetido.


 
Aqui 'Io' indica o momento de inércia de rotação do disco e 'I1', significa o momento de inércia de rotação total se o invólucro circular adicional estiver coaxialmente posicionado acima. Na base do período de oscilação de rotação 'T', o coeficiente de rigidez de material 'n' pode ser determinado.
 
Experimento --- Pêndulo composto
 
Considere um mecanismo de pêndulo composto como o esboço abaixo. Aqui ambas as porcas, tomadas como pivô giratório por volta, podem ser aparafusadas no pêndulo, no qual um é fixo e o outro pode ser regulado. Assim, ambos os perfis periódicos correspondentes de 'T1' e 'T2', resultantes da troca rotativa, poderiam ser ajustados. Enquanto se observa o período de equilíbrio 'T1 = T2' como ajuste da porca móvel na situação apropriada, o valor máximo de acoplamento de l1+l2 (adição de distância do centro de massa ao eixo rotativo individual) com o período correspondente 'T' será usado para prever com precisão a magnitude da aceleração da gravidade. Esse é o princípio de funcionamento do chamado "pêndulo invertido" (outro estilo de pêndulo composto) proposto nesta experiência.