Busca de Produtos



PRODUTOS
Circuitos RC e RLC
Cód. F19
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios de Circuitos RC e RLC. Além dessas vantagens, temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto
 
INTRODUÇÃO
 
O circuito RLC tem uma característica muito importante, isto é, as amplitudes resultantes conforme a corrente elétrica flui no circuito dependerão, estritamente, da freqüência de entrada. De um modo geral, o sinal de entrada poderá ser filtrado, visto que sua amplitude foi atenuada ou o sinal passará com sua máxima potência, uma vez que diferentes freqüências providas da fonte de energia estiverem fora da frequência de corte, ao serem inseridas no circuito, até mesmo, simultaneamente. A amplitude do sinal será dependente e determinada conforme a frequência, principalmente, quando os valores de 'L' e 'C' forem estabelecidos. No entanto, o efeito inverso aparecerá à medida que a resistência 'R' for maior. Assim, o chamado "efeito de filtro" pode ser tomado como uma característica importante no circuito RLC. Além disso, o circuito RC, submetido a fonte de alimentação com forma de onda quadrada é, geralmente, utilizado como um conversor de energia elétrica para um pulsador de campo elétrico. Esta energia elétrica carregada ou descarregada do capacitor 'C' é baseada na demanda de fluxo de corrente no circuito. Isso também pode ser usado como "bateria rápida" existente em quase todos os circuitos eletrônicos.
 
OBJETIVOS
  1. Analisar a constante de tempo para o valor de 'C' no processo de carga ou descarga do circuito RC.
  2. Determinação da resposta em freqüência de ressonância para o circuito RLC em série.
EXPERIMENTOS
 
Experimento --- Circuito RC
 
 
No circuito RC, a tensão ao longo do capacitor é relativa ao tempo de carga e descarga da capacitância. De fato, o produto adimensional de R*C denomina-se como constante de tempo para o circuito. Por meio do perfil de tensão variável no tempo a partir do processo de carga ou descarga, o valor necessário do capacitor pode ser determinado.
 

 
 
Experimento --- Circuito RLC
 
Um circuito em série RLC fundamental,conforme a figura abaixo, é constituído principalmente pela fonte de tensão 'Vs', um resistor elétrico 'R', indutância 'L' e capacitância 'C' e uma tensão AC. 
 
 
Especificar um conjunto de 'L', 'C' no circuito e um voltímetro paralelo através do resistor 'R', um sinal de tensão variável será lido no voltímetro enquanto ajusta-se a freqüência de condução da fonte de alimentação. Como a frequência regulada está próxima da frequência oscilante natural produzida abaixo, a ressonância do sinal ocorrerá no circuito RLC e a tensão máxima poderá ser exibida no painel do voltímetro. Aqui a frequência de ressonância estará também disponível para a frequência flutuante a partir da corrente de circuito e do sinal de tensão através da resistência. 
 
 
Referi