Busca de Produtos



PRODUTOS
Polarização da Luz
Cód. F21
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios de Polarização da Luz. Além dessas vantagens, temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto

INTRODUÇÃO
 
As ondas eletromagnéticas que compõem a fonte de luz como o Sol ou o raio laser, podem ter sua oscilação em diferentes planos conforme à medida que viajam em direção específica (luz não polarizada). Naturalmente, também poderemos usar um polarizador para alterar a distribuição média da energia luminosa, isto é, o componente pretendido do raio incidente (luz polarizada) será deixado passar enquanto os outros componentes são deixados a ser filtrados.
 
OBJETIVOS
  1. Lei de Polarização de Malus
  2. Ângulo de Brewster
EXPERIMENTOS
 
Experimento --- Lei de Malus
 
Quando uma luz polarizada, completamente, plana incide no analisador, a intensidade 'I' de luz transmitida ao analisador é, diretamente, proporcional ao quadrado do cosseno de ângulo entre os eixos de transmissão do analisador e do polarizador.
 
 
 
Experimento --- Ângulo de Brewster
 
Quando uma luz não polarizada reflete uma superfície não condutora, parcialmente, polarizada em paralelo ao plano da superfície refletora. Há um ângulo específico, chamado ângulo de Brewster em que o raio refletido e o raio refratado formaram 90 graus e a energia paralela ao plano refletido desaparecerá.
 
 
À medida que a luz não polarizada é enviada ao ângulo de Brewster em uma série de folhas de vidro, o vetor de campo elétrico de raio refratado ficará mais fraco devido à componente perpendicular ao plano incidente sendo que, parcialmente, desaparecerá.