Busca de Produtos



PRODUTOS
Constante de Planck h por Laser
Cód. F22
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios da Constante de Planck h por Laser. Além dessas vantagens, temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto

INTRODUÇÃO
 
A energia de uma onda eletromagnética é transportada em pacotes discretos chamados de fótons. A energia do fóton será E = h*f (sendo 'h' uma constante denominada constante de Planck e f indica a freqüência de onda de luz). Isso significa que uma luz é emitida ou absorvida por um elétron e a energia, 'h * f', será quantizada. Enquanto a luz de um laser for irradiada por este diodo emissor de luz, a corrente induzida será ainda mais retardada devido a uma tensão direta, mais fraca e incapaz de ultrapassar a barreira energética, isto é, a maior parte dos elétrons ainda estão limitados na camada de depleção. No entanto, uma corrente aumentará, rápidamente, quando o potencial 'V0' for induzido promoverá a quebra da barreira. Assim, a constante h de Planck pode ser determinada a partir da equivalência de energia emitida pelo diodo laser, 'h * f' e absorção de potência do fóton (V-V0).
 
OBJETIVOS
  1. Medir o comprimento de onda do laser pela difração reflexiva ou pela difração da grade.
  2. Utilização da curva característica V-I do diodo Laser para encontrar a tensão emitida.
  3. Determinação da constante de Planck.
 
EXPERIMENTOS
 
Experiência --- Comprimento de onda do laser por difração reflexiva
 
No padrão de franjas de interferência refletida a partir de grades em aço, o comprimento de onda do laser pode ser determinado. Aqui as franjas brilhantes ocorrem em:
 
 
 
Experiência --- Curva Característica V-I do laser de diodo
 
No perfil da curva característica V-I a partir do diodo laser, a equação aproximada seguindo o comportamento linear pode ser dada. Aqui 'V0', um ponto interessado da equação linear e o eixo horizontal (corrente induzida), indica a tensão de ruptura do laser de diodo. E então estima-se a constante de Planck 'h', cedida abaixo, está próxima do resultado medido por Millikan (1916).