Busca de Produtos



PRODUTOS
Espectrometria da chama
Cód. HO-ED-S-03A
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios de espectrometria da chama. Além dessas vantagens temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto
INTRODUÇÃO
 
 
O espectrômetro de chama é um instrumento utilizado para a análise das características de emissão e absorção de luz para diferentes materiais. O equipamento é capaz de analisar o espectro das amostras com alta velocidade. A emissão espectral dos materiais será investigada através da técnica desenvolvida no século XVIII pelos físicos Robert Bunsen e Gustav Kirchhoff.
 
Usamos sódio metálico para o experimento, ao qual é aquecido com um queimador Bunsen. A luz da chama de sódio é analisada pelo espectrômetro, ao qual tem acoplado uma fibra óptica. Na saída do espectrômetro observa-se padrões de linhas D1 e D2. Por sua vez, na espectroscopia de absorção, o espectro da lâmpada de halogéneo é produzido pela chama de sódio e parcialmente contínuo. Os átomos com menos energia cinética no centro da chama absorvem determinado padrão do espectro. Contudo, os espectros de absorção ou emissão revelarão as características espectrais do material.
 
TÓPICOS RELACIONADOS
  • Espectro de emissão
  • Espectro de absorção
  • Constantes de Hartmann
  • Espectrômetro de prisma
  • Linhas de sódio D
EXEMPLO DE EXPERIMENTOS
 
Calibração do espectrômetro de prisma usando constantes de Hartmann
Espectro de absorção de sódio, padrões de linhas D 
Espectro de emissões de sódio metálico / materiais personalizados
 
CARACTERÍSTICAS
 
Amostras sólidas e líquidas podem ser analisadas.
Plotagem gráfica do espectro de chama automática (versão personalizada)
Interface controlada por computador e fácil utilização.
 
O invólucro de segurança é usado como um sistema para o controle das reações metálicas devido ao sódio. Uma janela de vidro possibilita a visibilidade da queima. O tubo de gás ligado ao queimador de bunsen é protegido usando uma tampa metálica. Invólucro metálico em tamanho fino ao qual permite uma segura fusão do sódio. O equipamento é fornecido com óculos de segurança para realização das experiências.
 
O espectrômetro de chama é calibrado usando fonte de mercúrio que usa a constante de Hartmann como método de calibração. Ele pode ser atualizado para fins de pesquisa e pode ser usado para analisar a transmitância absoluta ou espectroscopia de reflexão por pequenas modificações. O detector linear CCD é usado em um espectrômetro de prisma, ele suporta as regiões de UV-VIS-Near IR.
 
ESPECIFICAÇÕES
 
Especificação do Espectrômetro:
 
Prisma - NSF1 (Pellin Broca)
Entrada do espectrômetro: Fenda controlada por micrômetro (versão personalizada acoplada à fibra)
Saída do espectrômetro: saída eletrônica do CCD via USB via computador
Comprimento de onda: 390 a 1000nm
Precisão do comprimento de onda: +/- 0.6nm
Precisão de absorção/emissão: +/- 0.5nm
Fonte de calibração: Lâmpada de mercúrio
Fonte de luz de absorção: Lâmpada de halogéneo de tungstênio (20W)
Tipo de calibração: Baseado nas constantes de Hartmann
 
Especificação do Detector:
 
Detector CCD: Linear e sensível 0 - 3647pixels
Tamanho do pixel: 800 x 200 micro metro
Resolução do conversor A/D - 16 Bits
Frequência do pixel: 0.5MHz
Tempo de exposição: 0.1 - 6500 ms
Taxa de amostragem: 138 scan/seg
Acionador externo: Sim
Compatibilidade - Windows 7 ou superior
Interface - USB 2.0