Busca de Produtos



PRODUTOS
Espectrometria do Hidrogênio - Série Balmer (Determinação da Constante de Rydberg)
Cód. HO-ED-S-03B
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios de espectrometria do hidrogênio - Série Balmer. Além dessas vantagens temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto
INTRODUÇÃO
 
Os espectros dos átomos podem ser observados tanto na absorção quanto na emissão de luz. Quando há transferência de energia para os átomos de certos gases, eles emitem um espectro característico composto de linhas. Além disso, estes átomos podem absorver o mesmo comprimento de onda que foi emitido. Quando uma corrente elétrica é passada através de um tubo de vidro que contém gás hidrogênio a baixa pressão, o tubo emite luz azul. O espectro de emissão do hidrogênio é dividido em um número de séries espectrais, com comprimentos de onda dados pela fórmula de Rydberg. Estas linhas espectrais observadas são elétrons que fazem transição entre dois níveis de energia na camada de valência do átomo. A classificação da série espectral usando a fórmula de Rydberg foi importante no desenvolvimento da mecânica quântica, bem como na astronomia para detectar a presença de hidrogênio e calcular o desvio para o vermelho.
 
Quando a luz do tubo de hidrogênio é analisada através de um espectrômetro, cinco faixas estreitas de luz brilhante são observadas. Cada uma destas faixas possui cores e comprimentos de onda característicos. Nesta experiência, o espectrômetro baseado em prismas é usado para medir os comprimentos de onda das linhas de emissão de hidrogênio. Antes da medição, o espectrômetro é calibrado com tubo de mercúrio e as constantes de Hartmann são calculadas e verificadas. Devido as medições de comprimento de onda das linhas de hidrogênio é possível calcular a constante de Rydberg.
 
EXEMPLO DE EXPERIMENTOS
 
Calibração do espectrômetro de prisma usando linhas de mercúrio.
Calcular e verificar as constantes de Hartmann.
Estudar a emissão de luz de uma fonte de hidrogênio.
Aprender as fórmulas empíricas para caracterizar o padrão de linhas espectrais do hidrogênio.
 
 
ESPECIFICAÇÕES
 
Especificação do Espectrômetro:
 
Design: Desvio constante 120F
Prisma: NSF1 (Pellin Broca)
Índice de refração: 1.7
Range do comprimento de onda: 380 - 680nm
Resolução: 0.1nm
Entrada: Fenda controlada por micrômetro, bem como fibra acoplada (SMA)
 
Especificação do Sensor:
 
Sensor CCD: Sensor de linha B / W
Número de pixels: 3648
Tamanho do pixel: 800 x 200 micro metro
Resolução do conversor A/D: 16 bits
Intervalo de tempo de exposição: 0.1 ms – 6500 ms
Taxa de amostragem: Até 138 scan/seg
Interface: USB 2.0
Compatibilidade: Windows 7 ou superior