Busca de Produtos



PRODUTOS
Ângulo de Brewster
Cód. HO-ED-P-01
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios do ângulo de Brewster. Além dessas vantagens temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto
INTRODUÇÃO
 
O equipamento de ângulo de Brewster é projetado para estudar o fenômeno do ângulo de Brewster e a polarização da luz refletida. Os elementos essenciais do aparelho consistem num goniômetro, uma fonte de luz de laser capaz de projetar um feixe linearmente polarizado no seu plano de incidência e um fotodetector para medir intensidade da luz refletida. O laser de diodo e o rotor de polarização estão montados no trilho óptico.
 
Todos os componentes são feitos de alumínio anodizado e aço inoxidável para resistência à corrosão.
 
As intensidades da luz refletida polarizada no plano de incidência e perpendicular ao plano são obtidas em função do ângulo de incidência. Os resultados devem ser consistentes com as leis de Reflexão de Fresnel.
 
Um feixe de luz incidente sobre um material dielétrico transparente pode ser fragmentado em componentes: Paralela (P) e Ortogonal (S). Estas componentes têm diferentes coeficientes de reflexão e Brewster foi quem descobriu que; em um determinado ângulo de incidência Ɵв (Denominado ângulo de Brewster), o coeficiente de reflexão da componente P é zero. Neste ângulo, a direção do feixe refletido e refratada são ortogonais umas às outras.
 
 
TÓPICOS RELACIONADOS
  • Lei de Snell
  • Polarização por reflexão
  • Lei de reflexão de Fresnel
  • Lei de Brewster
EXEMPLO DE EXPERIMENTOS
 
Medir e traçar o gráfico Refletividade versus Ângulo de incidência.
Encontrar o ângulo de Brewster (também conhecido como o ângulo de polarização) da placa de vidro e determinar o índice de refração.
 
 
PRODUTOS DO FORNECIMENTO
 
1 x Goniômetro com suporte do detector
1 x Trilho óptico (300 mm)
1 x Suporte laser cinemático
1 x Polarizador rotativo com suporte
5 x Slides de vidro
1 x Laser de diodo com fonte de alimentação (3mW)
1 x Detector com unidade de medição na saída