Busca de Produtos



PRODUTOS
Lei de Malus
Cód. HO-ED-P-02
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios da lei de Malus. Além dessas vantagens temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto
INTRODUÇÃO
 
O equipamento para estudo da lei de Malus ajuda a compreender as propriedades da polarização da luz. Também pode ser usado para estudar a relação de intensidade da luz com um analisador de polarização. Este aparelho utiliza um laser de diodo (como uma fonte de luz), um polarizador, um conjunto de analisadores e um fotodetector com uma unidade de medição na saída.
 
Nesta experiência, a lei de polarização de Malus é analisada mostrando que a intensidade da luz passa através de dois polarizadores e possui uma relação com o quadrado do cosseno, com o ângulo entre os dois eixos do polarizador. A luz laser é utilizada para esta experiência porque seu comprimento de onda é quase completamente atenuado pelos polarizadores cruzados.
 
O feixe de laser que viaja através de um polarizador é observado como uma função da orientação do polarizador. Com um segundo polarizador (chamado analisador) determina-se a orientação relativa dos polarizadores. A luz que é emitida será medida por um fotodetector e a lei Malus pode ser verificada.
 
TÓPICOS RELACIONADOS
  • Polarização por reflexão
  • Lei de Malus
  • Polarizar
  • Analisador
EXEMPLO DE EXPERIMENTOS
 
Verificação da lei Malus.
Medir a intensidade luminosa da luz polarizada no plano em função da posição do analisador.
Estudar as propriedades de polarização da luz
 
 
CARACTERÍSTICAS
 
Todos os componentes são feitos de alumínio anodizado e aço inoxidável para evitar a corrosão.
Suportes com altura ajustável e compatível em trilho óptico.
Escala graduada de grau circular do analisador e polarizador de 0 a 360°.
 
PRODUTOS DO FORNECIMENTO
 
1 x Trilho óptico (500 mm)
1 x Suporte do laser cinemático
2 x Polarizador rotativo com suporte
1 x Suporte do detector
1 x Laser de diodo com fonte de alimentação (3mW)
1 x Detector com unidade de medição na saída