Busca de Produtos



PRODUTOS
Polarização de Placas de Ondas
Cód. HO-ED-P-07
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios de polarização de placas de ondas. Além dessas vantagens temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto
INTRODUÇÃO
 
Uma placa de onda ou retardador é um dispositivo óptico que altera o estado de polarização de um feixe de luz que o atravessa. Uma placa de onda típica é simplesmente um cristal birrefringente como quartzo, calcita etc. com uma espessura particular.
 
Se um feixe de luz paralelo passar perpendicularmente através de uma placa de onda, o feixe de luz é dividido em duas componentes devido às suas propriedades de refração dupla. As duas componentes têm planos de oscilação perpendiculares entre si e velocidades de fase ligeiramente diferentes. Para uma placa de um quarto de onda, a componente de luz cujo vetor de campo elétrico oscila terá uma diferença de fase de λ/4. Para uma placa de meia onda, a espessura é escolhida de modo que a diferença de fase seja λ/2.
 
EXEMPLO DE EXPERIMENTOS
 
Medição da intensidade em função do ângulo do analisador.
Estudo da polarização com um quarto da placa de onda - Polarização elíptica e circular.
Estudo da polarização com metade da placa de onda - Mudança do eixo de polarização.
Verificação da lei de Malus.
 
Nesta experiência, um feixe de laser passa através de um polarizador, de um quarto de onda ou de uma placa de meia onda, de um analisador e finalmente cai no detector. A polarização da luz emergente é investigada em diferentes ângulos entre o eixo óptico das placas de onda e a direção da luz incidente. A corrente de saída do detector é registrada em diferentes ângulos do analisador. A mudança do estado de polarização e do eixo pode ser estudada a partir do gráfico entre a corrente de saída do detector e o ângulo do analisador.
 
 
CARACTERÍSTICAS
 
Acabamento anodizado para alumínio.
Design compacto e de fácil utilização.
 
 
PRODUTOS DO FORNECIMENTO
 
1 x Laser de diodo com fonte de alimentação
1 x Polarizador rotativo com suporte
1 x Analisador com suporte rotativo
1 x Placa de Onda com suporte rotativo
1 x Placa de meia onda
1 x Placa de quarto de onda
1 x Detector com unidade de medição na saída