Busca de Produtos



PRODUTOS
Ensaio para caracterização do diodo laser
Cód. HO-ED-LOE-01
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios para caracterização do diodo laser. Além dessas vantagens temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto
INTRODUÇÃO
 
O equipamento Ensaio para caracterização do diodo laser é um instrumento educacional importante para o estudo do perfil do feixe de luz emitido por um diodo, com um detector montado no estágio de translação XYZ. Neste aparelho, o detector é varrido linearmente utilizando uma fase de translação ao longo da secção transversal do feixe do laser, assim anotando as leituras das intensidades a intervalos próximos.
 
Um gráfico é plotado à partir das leituras para descobrir atributos como natureza gaussiana, divergência e etc. O laser de diodo é projetado para produzir um cone de radiação divergente com uma secção transversal elíptica e distribuição de intensidade gaussiana.
 
TÓPICOS RELACIONADOS
 
  • Natureza gaussiana
  • Tamanho do ponto do feixe
  • Natureza de polarização
  • Divergência do feixe
 
EXEMPLO DE EXPERIMENTOS
 
Estudar a natureza gaussiana do feixe.
Encontrar o diâmetro do feixe.
Determinar a divergência do feixe.
Estudar a natureza da polarização do feixe.
 
Para estudar a natureza da polarização do feixe, a saída divergente do laser é feita para passar através de um polarizador que é fixado em um suporte giratório com graduações. Usando o detector, as leituras das intensidades ao variar as posições do polarizador são coletadas. Portanto, a corrente do diodo varia com o grau de polarização.
 
 
CARACTERÍSTICAS
 
Fácil utilização e alta durabilidade do laser.
Range do sensor de luz 0 - 199 mA / μA.
Curso linear de 25mm para o eixo XYZ.
Micrometro de precisão acionado por fase de translação com resolução de 10 μm.
 
PRODUTOS DO FORNECIMENTO
 
1 x Trilho óptico (Comprimento 500 mm)
1 x Suporte do laser cinemático
1 x Polarizador rotativo com suporte
1 x Estágio de translação XYZ com suporte (Resolução 0.01 mm)
1 x Laser de diodo com fonte de alimentação (3mW / 650nm)
1 x Detector com unidade de medição na saída
 
ESPECIFICAÇÕES
 
Especificação Técnica do Laser
 
Tipo do laser: Laser do diodo (vermelho)
Entrada: 220VAC / 60Hz
Potência de saída: 3mW
Comprimento de onda: 650nm