Busca de Produtos



PRODUTOS
Determinação do Tamanho da Partícula por Difração
Cód. HO-ED-D-05
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios de difração em Tela. Além dessas vantagens temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto
INTRODUÇÃO
 
O equipamento para determinação do tamanho de uma  particula por difração é um aparelho simples. Quando a luz de um laser passa através das partículas, a difração ocorre e o padrão é observado em uma tela ou parede à distância. O ajuste cinemático da cabeça do laser pode ser usado para direcionar o feixe de laser para o ponto necessário na lâmina de vidro com as partículas.
 
 
O dispositivo consiste em um laser de diodo mantido em um suporte cinemático e um slide de vidro fixado no suporte. As partículas, cujos os diâmetros devem ser determinados, são fixadas na lâmina de vidro.
 
TÓPICOS RELACIONADOS
  • Difração
  • Ângulo de difração
EXEMPLO DE EXPERIMENTOS
 
Determinar o tamanho da partícula de uma planta Lycopodium usando difração do feixe do laser
 
O laser e a amostra são fixados por um suporte sobre o trilho de alumínio sólido graduado. O tamanho da partícula influencia muitas propriedades dos materiais em partículas e é um indicador valioso de qualidade e desempenho. O tamanho e a forma destas influenciam as suas características de difração. O padrão de difração de partículas maiores terá menor distância entre o primeiro anel escuro e o máximo central do que uma partícula menor. Existem várias aplicações industriais e de pesquisa em que a medição do tamanho de partícula é importante.
 
A técnica de difração a laser baseia-se no fato de que a distribuição espacial da luz dispersa é uma função do tamanho de partícula da amostra.
 
 
CARACTERÍSTICAS
 
Fácil de executar
Design relativamente simples e compacto
Cada partícula pode ser examinada individualmente
Altamente versátil
 
 
PRODUTOS DO FORNECIMENTO
 
1 x Trilho óptico (500 mm)
1 x Suporte cinemático do laser 
1 x Porta amostra com suporte
5 x Slide de Vidro
1 x Laser de diodo com fonte de alimentação (3mW / 650nm)