Busca de Produtos



PRODUTOS
Difração por biprismo de Fresnel
Cód. HO-ED-D-07
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios de Difração por biprismo de Fresnel. Além dessas vantagens temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto
INTRODUÇÃO
 
O aparelho de difração por biprismo de Fresnel é um instrumento que demonstra como o biprisma de Fresnel pode ser usado para obter franjas devido a interferência de ondas e para calcular o comprimento de onda da luz monocromática. O biprisma produz o padrão de interferência de uma única fonte devido à criação de duas fontes virtuais coerentes conforme a luz passa através do prisma.
 
O aparelho consiste num trilho óptico no qual os componentes são montados utilizando suportes móveis. Para a realização da experiência, a fenda, a peça ocular e o biprisma são ajustados de modo a obter franjas claras e escuras bem definidas. A lâmpada de vapor de sódio é usada como fonte de luz. Todos os componentes são feitos de alumínio anodizado e aço inoxidável para evitar a corrosão.
 
 
O biprisma de Fresnel consiste de dois prismas de ângulos muito pequenos unidos na base. Na prática, é tomada uma fina placa de vidro e uma das suas faces é moída e polida até ser formado um prisma com um ângulo obtuso de cerca de 179º e dois ângulos laterais da ordem de 30 minutos de arco. Se um feixe de luz divergente atinge a borda do biprisma, são criados dois feixes de luz coerentes divergentes que parecem emergir de duas fendas virtuais e interferem no lado oposto do biprisma. Os alunos ganham conhecimento da configuração geral da experiência Fresnel e os padrões de interferência. 
 
TÓPICOS RELACIONADOS
  • Biprismo de Fresnel
  • Interferência
  • Fontes coerentes virtuais
EXEMPLO DE EXPERIMENTOS
 
Encontrar o comprimento de onda da luz do sódio utilizando a experiência de difração por biprisma.
 
CARACTERÍSTICAS
 
Design compacto e integrado
Lâmpada de vapor de sódio como fonte de luz com saída de luz ajustável em comprimento
Fenda de precisão com parafuso, com abertura máxima de 3mm 
Ocular com micrômetro para conseguir um movimento linear perfeito
Precisão rotativa com ajustes grossos e finos por um parafuso principal no biprisma
Lente acromática usada para focar a imagem
 
 
PRODUTOS DO FORNECIMENTO
 
1 x Trilho óptico (1200 mm)
1 x Suporte (0 - 3mm)
1 x Suporte do biprisma (360 ° grosso)
1 x Lente acromática com suporte (Comprimento focal 202 mm)
1 x Unidade micrômetro (Precisão 0.01mm)
1 x Tela preta com suporte (acrílico)
1 x Biprisma 
1 x Lâmpada de vapor de sódio com fonte de alimentação (35W)