Busca de Produtos



PRODUTOS
Experimento de Millikan
Cód. HO-ED-EM-01
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente ao experimento de Millikan. Além dessas vantagens temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto
INTRODUÇÃO
 
O equipamento é uma versão modernizada da instrumentação clássica, usada para encontrar a carga do elétron. O aparelho utiliza uma câmera CCD junto com uma tela de computador para visualização de uma partícula de óleo. As medições das partículas são mensuradas pela tela usando um software específico. O controle de alta tensão, provida da fonte de alimentação, através do eletrodo é ajustado e visualizado por um display digital no painel frontal.
 
TÓPICOS RELACIONADOS
  • Carga elétrica
  • Flutuabilidade do ar
  • Viscosidade do ar
 
A diferença significativa na nossa configuração está no sistema de imagem usado para a observação do movimento das partículas. Nós usamos a câmera com a porta USB 2.0, que pode, diretamente, ser conectada ao PC para monitorar o movimento das partículas e medir sua velocidade com a ajuda do software implementado. Isso torna as medições muito mais fácil, elimina a necessidade de um telescópio convencional e um sistema de cronômetro. Uma fonte de alimentação variável de 0-2KV é usada para conduzir a experiência. A temperatura dentro da câmara de visualização das partículas pode ser monitorada através do sistema de visualização do painel frontal.
 
EXEMPLO DE EXPERIMENTOS
 
Determinar a carga de um elétron pelo método de Millikan quando uma gotícula de óleo cai
 
O aparelho consiste em dois discos horizontais de metal colocados a 10 mm de distância numa câmara fechada. Utilizam-se óleos não voláteis para a experiência. Um LED de alto brilho é usado para iluminar as gotas dentro da câmara, a fim de obter uma visualização mais clara.
 
CARACTERÍSTICAS
 
Câmera de alta resolução para uma visualização mais nítida da gotícula de óleo.
Sistema de software intuitivo para ajudar a monitorar e medir os parâmetros do movimento das partículas.
A luz pode ser controlada para iluminar as gotículas dentro da câmara.
Atomizador ajuda a pulverizar pequenas partículas de óleo.
 
PRODUTOS DO FORNECIMENTO
 
1 x Fonte de alimentação para o controle da queda de óleo (Tensão de saída 0 - 2KV)
1 x Câmara de gotas
1 x Placa de carregamento superior
1 x Câmera CCD
1 x Montagem da lente da câmera (ampliação 30X)
1 x Unidade de iluminação LED (589nm / 1 Watt)
1 x Atomizador
 
ESPECIFICAÇÕES
 
Fonte de alimentação: 220VAC, 60Hz
Cabo de alimentação: 3 polos de 3 pinos
Tensão de funcionamento: 0 - 2KV
Sistema de vídeo: Sensor CCD de alto desempenho
Ampliação da lente da câmera: 30X
Iluminação: Mecanismo de iluminação LED de alta luminosidade
Potência óptica: 1W
Dimensão: 590 x 490 x 760 mm