Busca de Produtos



PRODUTOS
Efeito Fotoelétrico (Constante de Planck)
Cód. HO-ED-EM-02
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios de Efeito Fotoelétrico. Além dessas vantagens temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto
INTRODUÇÃO
 
O equipamento para análise e estudo do efeito fotoelétrico é um instrumento para estudar e obter a constante de Planck.
 
Uma fonte de halogéneo fornece energia luminosa ao tubo fotoelétrico. Um filtro é colocado entre a fonte de luz e o tubo para selecionar diferentes comprimentos de onda. O conjunto de filtro inclui cinco filtros de interferência de banda estreita para obter, precisamente, o comprimento de onda. O tubo fotoelétrico a vácuo é mantido dentro do invólucro. Este tubo tem uma corrente de fuga muito baixa de ânodo para obter melhores resultados. A interface eletrônica controlada por microprocessador fornece as leituras de corrente e tensão. A fonte de alimentação variável tem uma tensão de 0 - 2V para fornecer o potencial de polarização reversa para os eletrodos. O amperímetro fornece uma medição precisa de corrente na saída. O interruptor de alternância é fornecido para alterar a magnitude da corrente elétrica. O invólucro da lâmpada, o filtro e o tubo fotoelétrico são colocados no trilho óptico.
 
TÓPICOS RELACIONADOS
  • Efeito fotoelétrico
  • Função do trabalho
  • Absorção
  • Energia do fóton
  • Constante de Planck
EXEMPLO DE EXPERIMENTOS
 
Determinação da constante de Planck
Determinação da função de trabalho do material
 
 
O potencial de polarização reversa é medido variando a tensão do ânodo até que a corrente caia para zero. A inclinação referente a curva no gráfico do potencial em função da frequência é o valor da razão, h / e. Assim, o valor da constante de Planck (h) e a função de trabalho do material podem ser determinados. Este instrumento também transmite aos alunos, compreensão fundamental da natureza quântica da luz.
 
CARACTERÍSTICAS
 
O amplificador de corrente é configurado com alta sensibilidade e estabilidade para melhorar a precisão da medição.
Os filtros ópticos são de alta qualidade, a fim de reduzir o erro ao selecionar o comprimento de onda.
O tubo de fóton tem baixos níveis de corrente de fuga no ânodo.
 
O efeito fotoelétrico é a liberação de elétrons da superfície de um material por absorção de energia da luz incidente. Para cada metal, existe uma energia mínima para o elétron, que é uma característica do elemento, chamada função de trabalho. Quando um fóton atinge um elétron, ele transfere sua energia para o elétron. Se essa energia for menor do que a função de trabalho do metal, o fóton é remetido e nenhum elétron é liberado. Se esta energia for maior do que a energia de ligação de um elétron, o elétron escapa do metal com uma energia cinética igual à diferença entre a energia original do fóton e a energia de ligação do elétron.
 
PRODUTOS DO FORNECIMENTO
 
1 x Base com trilho (Comprimento 500 mm)
1 x Conjunto com 5 filtros de interferência
1 x Lâmpada de halogéneo de tungstênio com suporte (20 W)
1 x Tubo fotoelétrico a vácuo com suporte
1 x Unidade de controle da tensão aplicada ao tubo fotoelétrico (0 - 2 V)
1 x Invólucro acrílico de proteção contra partículas