Busca de Produtos



PRODUTOS
Tubo de Impedância (Coeficientes de Absorção e Impedância)
Cód. HO-ED-A-03
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios no Tubo de Impedância. Além dessas vantagens temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto
INTRODUÇÃO
 
Nesta experiência, os alunos medirão a absorção, coeficientes de reflexão e impedância acústica de amostras usando o tubo de Impedância. O equipamento é usado para medir impedâncias específicas, coeficientes de absorção acústica (SACs), perdas de transmissão de som (STLs) e propriedades acústicas (características das impedâncias, números de onda de propagação, densidades efetivas, módulo de massa) de materiais acústicos em condições normais de incidência.
 
 
EXEMPLO DE EXPERIMENTOS
 
Medição das propriedades acústicas dos materiais
Medição do coeficiente de absorção e reflexão dos materiais
Medição da perda de transmissão
 

 
As técnicas de medição são baseadas em padrões ASTME. A experiência pode ser conduzida por dois microfones e quatro microfones. O sistema é constituído por um tubo de latão maciço contendo um alto-falante em uma extremidade e na outra uma amostra de material cujas propriedades devem ser medidas. Um par de microfones separados por uma distância finita é ligado a este tubo com a ajuda de suportes de microfone. Estes microfones são ligados a um analisador de sinal digital através de condicionadores de sinais (pré-amplificadores) e um sistema de aquisição de dados. Um gerador de função é usado para alimentar o alto-falante no tubo de impedância. As condições de terminação diferem com base na medição da absorção ou perda de transmissão. Para medidas de coeficiente de absorção, é utilizado um suporte rígido. Para a medição da perda de transmissão, um tubo oco do mesmo diâmetro do tubo de latão maciço com um par de suportes de microfone é usado na jusante da amostra de teste. Duas condições diferentes de terminação (suporte anecóico e rígido) são usadas durante as medições de perda de transmissão.
 
ESPECIFICAÇÕES
 
Comprimento do tubo de impedância: 700mm + 300mm anexo 
Diâmetro interno: 50mm
Faixa de frequência do alto falante: 80Hz a 18kHz
Gerador de sinal: 20Hz - 20kHz
Varredura: Automática
Número de microfones: 4
Unidade de retenção de amostra padrão com design variável: 50mm 
Analisador de ondas de som: 4 canais integrados 
Controla as medições automáticas do PC
Software Analisador de ondas
 
A capacidade de absorção de som da amostra é medida no tubo de impedância de onda plana. O som é gerado por um alto-falante em uma extremidade do tubo e a amostra é colocada e selada na outra extremidade do tubo. O coeficiente de absorção é a fração absorvida da energia de uma onda sonora plana quando incidente sobre o material da amostra. O coeficiente descreve a capacidade do material para absorver o som em uma dada faixa de frequência.