Busca de Produtos



PRODUTOS
Caracterização de Fotocélulas (características I-V)
Cód. HO-ED-SC-01
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios de caracterização de fotocélulas (características I-V). Além dessas vantagens temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto
INTRODUÇÃO
 
O equipamento é uma ferramenta eficaz para avaliar as características da fotocélula. Este aparelho permite que os alunos no curso de física introdutória traçar a curvas características I-V de uma fotocélula por uma simples experiência. Parâmetros importantes como fator de enchimento, corrente de curto-circuito e tensão de circuito aberto podem ser medidos.
 
 
O aparelho consiste em uma fonte de alimentação DC variável, LED, fotocélula e dois multímetros (ou um amperímetro e um voltímetro). Uma fonte de alimentação CC variável de 0-5V é utilizada para a realização da experiência. A fonte de luz é fornecida pelo LED. A intensidade de iluminação do LED pode ser controlada. O diodo emissor de luz e a fotocélula são fixados no trilho óptico para facilitar as experimentações. Os terminais do LED e da fotocélula são retirados através de um fio isolado, que tem um par de clipes de jacaré ou um conector estéreo.
 
As fotocélulas podem absorver ondas eletromagnéticas e converter a energia dos fótons absorvida em energia elétrica. É um dispositivo semicondutor, que gera uma tensão elétrica quando iluminado. Quando a energia do fóton incidente é maior do que o intervalo de banda, o fóton pode ser absorvido pelo semicondutor para criar uma lacuna de elétron. Os elétrons e as lacunas são então movidos pelo campo elétrico interno no diodo para produzir uma corrente elétrica (corrente gerada pela luz).
 
TÓPICOS RELACIONADOS
  • Diodo
  • Foto corrente elétrica
  • Banda de energia
  • Banda de Valência
  • Banda de condução
EXEMPLO DE EXPERIMENTOS
 
Traçar a curva característica I-V de uma fotocélula.
Observar a relação de corrente, tensão e potência em uma fotocélula e identificar o ponto de potência máxima, a corrente elétrica de curto-circuito e a tensão de circuito aberto.
Avaliar o fator de preenchimento da fotocélula.
 
 
PRODUTOS DO FORNECIMENTO
 
1 x Fonte de alimentação DC (0 - 5VAC)
1 x Suporte da fotocélula
1 x Fotocélula
1 x LED suporte
2 x Multímetros
2 x Cabos de conexão com clipes de jacaré