Busca de Produtos



PRODUTOS
Experiência em Astronomia e Astrofísica
Cód. HO-ED-AP-04
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
Com esse sistema é possível abordar diversos tópicos referente a ensaios de Astronomia e Astrofísica. Além dessas vantagens temos em vista que o dispositivo é muito fácil de se utilizar, garantindo assim uma melhor segurança para os instrutores e professores na hora de suas explicações. O lay-out do kit é planejado para se obter um fácil manuseio de seus recursos. É fornecido também documentações técnicas completa de utilização do VIVACITY DIDACTIC com manuais técnicos das bancadas para operação e configuração ou parametrização do conjunto; roteiros de experimentação com informações teóricas e atividades práticas dos experimentos em mídia e impresso na língua portuguesa. Garantia e suporte técnico para solucionar todas dúvidas referente ao dispositivo e suas diversas formas de aplicação.
Mais Detalhes do Produto
INTRODUÇÃO
 
Nesta configuração de experiência para astronomia, usamos telescópio de alta resolução, fotômetro digital e dispositivos de carga acoplada (CCDs). Principais observações estão na faixa de 400nm a 700 nm de comprimento de onda. O equipamento pode também ser usado para observar perto da radiação ultravioleta e infravermelho.
 
As experiências são projetadas para a prática observacional de objetos celestes usando telescópio e outros aparelhos de medição astronômicos. O estudo da astronomia com experimentos diretos nem sempre é viável, pois as propriedades do universo distante são em sua maioria desconhecidas. No entanto, isso é parcialmente compensado pelo fato de que os astrônomos têm um grande número de exemplos visíveis de fenômenos estelares que podem ser examinados. Isso permite que os dados observacionais sejam plotados em gráficos e tendências gerais registradas. Exemplos próximos de fenômenos específicos, como estrelas variáveis, podem ser usados para inferir o comportamento de estrelas mais distantes. Esses fenômenos podem então ser observados para medir fenômenos próximos, incluindo a distância para uma galáxia.
 
Pode ser observar uma variedade de dados para cada objeto. As coordenadas de posição localizam o objeto no céu usando as técnicas de astronomia esférica e a magnitude determina seu brilho como visto da Terra. O brilho relativo em diferentes partes do espectro produz informações sobre a temperatura e a física do objeto. Fotografias dos espectros permitem analisar a química do objeto.
 
EXEMPLO DE EXPERIMENTOS
 
Os experimentos seguintes podem ser realizados com HO-ED-AAP-SM02.
Estimar a temperatura de uma estrela artificial por fotometria.
Estudo de características de uma câmera CCD.
Estudar o efeito de escurecimento do membro solar.
Alinhamento polar de um telescópio astronômico.
Estimar a magnitude relativa de um grupo de estrelas.
Estudar a extinção atmosférica para diferentes cores.
Estudar a temperatura efetiva das estrelas pela fotometria B-V.
Estimar o brilho do céu noturno com um fotômetro.
Estimar a distância à Lua pelo método de paralaxe.
Estimar a distância de uma variável Cepheid.
Estudar a variabilidade de estrelas tipo delta Scuti.
Estudar a variabilidade de binários RS CVn.
Polarização da luz da lua por dispersão de Rayleigh.
 
DETERMINAÇÃO DA TEMPERATURA DE UMA ESTRELA ARTIFICIAL POR FOTOMETRIA
A temperatura de cor é uma característica da luz visível que tem aplicações importantes na astrofísica. A técnica fotométrica de BV é usada para determinar a temperatura de uma estrela artificial (lâmpada do halogênio do tungstênio). BV magnitude para diferentes tensões são tomadas para a experiência. A temperatura de cor é convencionalmente indicada na unidade de temperatura absoluta, o kelvin, tendo o símbolo de unidade K.
 
DISPERSÃO DE RAYLEIGH
Esta experiência explora a forma como a luz é dispersada por partículas e mostra o efeito da polarização. Focalizando a luz para um fotodetector, podemos medir o ângulo de polarização da luz espalhada com precisão. A dispersão de luz por moléculas suspensas em água produz luz linearmente polarizada no plano perpendicular à luz incidente. Conforme mostrado na figura, se as cargas em uma molécula estão oscilando ao longo do eixo y, ela não irá irradiar ao longo do mesmo eixo. Portanto, a 90 ° da direção do feixe, a luz dispersa é polarizada linearmente.
 
 
CARACTERÍSTICAS
 
Fotometria BV
Medições de magnitude
Estudo do espectro estelar
Medições de estrelas variáveis
Estudo de extinção atmosférica
Medições de temperatura de estrelas
Medições de brilho do céu noturno
 

 
Um fotômetro estelar do estado sólido de alta resolução é usado para medida a temperatura da estrela, do brilho do céu noturno, do estudo variável da estrela, etc. Pode ser diretamente unido ao telescópio. Todos os componentes eletrônicos, incluindo detector, amplificador eletro métrico, eletrônica de conversão de tensão-para-frequência e display digital estão contidos em uma unidade de fácil manuseio. Este modelo torna o conceito de "observatório portátil" uma realidade. Com a ajuda de um grande telescópio podemos fazer medições precisas e significativas de estrelas variáveis.
 

 
 
ESPECIFICAÇÕES
 
TELESCÓPIOS RECOMENDADOS PELA HOLMARC NEWTONIAN REFLECTIVE PARA MEDIDAS ESTRELAR
 
Modelo: HO-AAP-SV315 TELESCÓPIOS REFLETIVOS
Telescópio FL Automated Newtonian: 300mm diâmetro x 1500mm comprimento.
Óptica livre de difração de alto desempenho.
Revestimento de alumínio metálico com revestimento de SiO sobre durabilidade.
Movimento: Digitalização motorizada horizontal e vertical
Funções Adicionais: Filtros ND, Filtro de cor, Unidade de guiamento a laser para gradagem LIDAR e star spotting (DPSS Laser), Software de Digitalização com kit de desenvolvimento de software (Visual C ++ [MatLAB e LAB View Command podem ser executados]).
 
Modelo: HO-AAP-SV418 TELESCÓPIOS REFLETIVOS
Telescópio FL Automated Newtonian: 400mm diâmetro x 1800mm comprimento
Óptica livre de difração de alto desempenho.
Revestimento de alumínio metálico com revestimento de SiO sobre durabilidade.
Movimento: Digitalização motorizada horizontal e vertical
Funções Adicionais: Filtro com Filtros ND, Filtro de cor, Unidade de guiamento a laser para gradagem LIDAR e star spotting (DPSS Laser), Software de Digitalização com kit de desenvolvimento de software (Visual C ++ [MatLAB e LAB View Command podem ser executados]).
 
Modelo: HO-AAP-SV522 TELESCÓPIOS REFLETIVOS
Telescópio FL Automated Newtonian: 500mm diâmetro x 2200mm comprimento
Óptica livre de difração de alto desempenho.
Revestimento de alumínio metálico com revestimento de SiO sobre durabilidade.
Movimento: Digitalização motorizada horizontal e vertical
Funções Adicionais: Filtro com Filtros ND, Filtro de cor, Unidade de guiamento a laser para gradagem LIDAR e star spotting (DPSS Laser), Software de Digitalização com kit de desenvolvimento de software (Visual C ++ [MatLAB e LAB View Command podem ser executados]).