Busca de Produtos



PRODUTOS
Motor Flex
Cód. A08001
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
O Kit Didático de treinamento em motores flex automotivos possibilita à demonstração prática na área automotiva de motores a combustão para ensino de mecânica automotiva, com um motor à combustão interna de ciclo Otto aspirado, para uso de gasolina e álcool (Sistema Flex) permitindo simular situações reais neste ramo.
Mais Detalhes do Produto

Conjunto didático com interface para computador.Baseado no funcionamento de motores flex, ele é equipado com sistemas de controle associados auxiliares, e sensores e atuadores são completos e válidos; experiência operacional diferentes modos de motores pode ser feita com esse kit.

O dispositivo foi projetado com base no motor real controlado eletronicamente, com a possibilidade de duplo combustível para simular a partida do motor, aceleração, desaceleração e outras ações com o objetivo de ilustrar a estrutura e o funcionamento do princípio de controle eletrônico de combustível. 

O dispositivo se aplica a motores de automóveis, e cursos de formação em manutenção e montagem de motores flex. Ele é equipado com sistemas de controle associados auxiliares, sensores e atuadores. Painel sinótico exibe uma variedade de parâmetros de sinais dinâmicos e estáticos e mudanças em tempo real por instrumentos de um carro original, medidor de pressão de combustível, medidor de vácuo, medidor de sinal digital LCD e LED etc. As leituras de dados podem ser efetuadas através de voltímetros diretamente nos bornes indicados no painel sinótico da bancada verificando as alterações ocorridas durante a utilização do equipamento.

A verificação dos variados bornes de sensores possibilita a detecção de falhas do motor tais como alimentação, aterramento de tensão, corrente, frequência, largura de pulsos, resistências, ciclos de trabalho permitindo a avaliação através dos sensores às condições do motor. A utilização de scanner automotivo permite a leitura dos códigos dos problemas e assim executar os ajustes necessários. Possibilita a inserção de falhas no sistema para proporcionar a busca da solução de problemas relacionados, visualização de sensores na forma real e virtual através de software e vídeos institucionais e através de configuração remota é capaz de controlar falhas diversas circunstâncias.

Acompanha manual de instalação técnico e teórico para resolução dos problemas.

Com esse layout modular, podemos garantir que é possível simular um sistema de motor automotivo.Para esta simulação, existirão sistemas de simulação, onde o aluno ou professor podem alterar as condições operacionais do sistema, garantindo as diversas situações proposta pelos problemas.

 

ESTRUTURA

Uma estrutura robusta sustentará os componentes, equipamentos e dispositivos do sistema, sendo estes distribuídos de forma a propiciar a melhor posição ergonômica e prática aos usuários, fabricados com tubos e chapas metálicas, pintura em epóxi (processo eletrostático).

Parâmetros técnicos:

Painel sinótico de controle de detecção (protegida por vidro 3 mm de espessura, terminais de detecção e um diagrama de circuito, visualização de 14 codigos de avariais

  • Unidade eletrônica controle do motor, capaz de reconhecer o tipo de combustível que está sendo utilizado e demais atividades do motor
  • Unidade de controle Engenheiro (ECU)
  • Tomada de Diagnósticos OBD (detecção e diagnostico por computador)
  • Interruptor de ignição
  • Pedal de acelerador
  • Filtro combustível
  • Medidor de pressão de combustível 0-10 kg / cm 2
  • Medidor de pressão de vácuo 0-76in.Hg
  • Controlador eletrônico de duplo combustível
  • Tanque de combustível  25 litros para sistema flex
  • Bomba de combustível
  • Tanque de água (incluindo a cobertura de proteção em aço inoxidável)
  • Radiador de arrefecimento 12V, 80W
  • Bateria 12CC 60 A/h
  • Relé principal, inicialização de resfriamento e aquecimento
  • Caixa de fusíveis
  • Interruptor central 50A
  • Sistema de falhas definição e avaliação inteligente
  • Alternador
  • Sete ( 7 ) Displays de lcd com as principais funções do motor, desde à partida até as funções de controle.
  • Temperatura de trabalho de - 20 ~ 50° c;
  • Bancada móvel (com travamento de rodas) 1400 x 1000 x 1800 mm

 

SOFTWARE SUPERVISÓRIO

Software de supervisão e controle que auxilia as atividades acadêmicas durante os ensaios de laboratórios na Bancada de treinamento em motores flex.

A simplicidade de sua IDE (ambiente integrado para desenvolvimento) possibilita uma fácil assimilação e rápido entendimento dos parâmetros de configuração do software. A Visualização dos parâmetros estabelecida entre a interface analisadora e o aplicativo possibilitará o total controle do processo durante os ensaios desenvolvidos.

Dentre os recursos disponibilizados encontram-se funções especificas para o professor atuar na simulação de defeitos e inserir parâmetros forçando os alunos a buscarem soluções para a solução do processo de ensaiado. Histogramas online possibilitam o acompanhamento em tempo real do desenvolvimento de todas as atividades de laboratório. Relatórios referentes aos ensaios serão produzidos para avaliação das equipes envolvidas em função dos procedimentos desenvolvidos.

 

INTERFACE ANALISADORA

Monitora, controla e coleta dados durante os ensaios laboratoriais através do feedback obtido por sensores eletrônicos dispostos nos experimentos. Através de suas entradas digitais opto isoladas e entradas analógicas, todos os status pertinentes ao processo desenvolvido poderão ser armazenados em cartão SD e monitorados através do display diretamente na interface ou na tela do software de supervisão e controle especialmente desenvolvido para a Bancada de treinamento em motores flex.

Interface de expansão para periféricos diversos podem ser facilmente Inter faceados possibilitando arranjos complexos dos ensaios pedagógicos, aumentando o grau de dificuldade das aplicações. A interface de expansão para conexão ethernet pode ser utilizada para web aulas (EAD) e em intranet no laboratório para acompanhamento geral da classe das telas de supervisão e controle.

Transdutores inseridos nos experimentos fornecem os parâmetros necessários a supervisão e controle do processo.