Busca de Produtos



NOTÍCIAS
29/07/2015
Desenvolvido pela Escola Politécnica da USP, modelo que avalia a segurança de reatores nucleares é premiado nos Estados Unidos
 
O vaso de pressão, que aloja o núcleo do reator, é o componente estrutural mais crítico do sistema PWR (pressurized water reactor ou reator de água pressurizada), utilizado nas usinas nucleares de Angra dos Reis e no futuro submarino de propulsão nuclear da Marinha do Brasil.
 
Um novo modelo, que aprimora o sistema de avaliação da integridade estrutural do vaso de pressão, foi premiado como o melhor trabalho apresentado no congresso da American Society of Mechanical Engineers.
 
“O principal fator de degradação do vaso de pressão é sua exposição à irradiação de nêutrons emitidos pela reação nuclear. A incidência desses nêutrons afeta significativamente as características do material em escala nanométrica, com a formação de defeitos e a consequente fragilização”, disse o autor do projeto Claudio Ruggieri, Professor Titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP).
 
Veja mais detalhes em http://goo.gl/tE8F8r