O mundo está se voltando para o transporte elétrico para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. A tendência para as forças de mobilidade elétrica muda ao longo de toda cadeia de valor do setor automotivo. Os novos veículos, de um lado exigem um número de componentes e sistemas tecnicamente inovadores para operar e, por outro lado, novas infra-estruturas, modelos e serviços empresariais. A única maneira de conseguir isso, é uma formação de qualidade e educação em faculdades, escolas profissionais e universidades. Com a LeXsolar-EMobilty os estudantes poderam adquirir conhecimento abrangente de sistemas de mobilidade elétrica state-of-the-art, bem como os conceitos técnicos subjacentes e componentes. Baterias e sistemas de gerenciamento de bateria, controladores e CAN-Bus, bem como motor e conceitos de tração são apenas alguns tópicos que serão abordados com as sessões de formação prática da LeXsolar-eMobility. Os alunos poderam realmente conduzir e combinar poderosos experimentos de laboratório e garantir grande sucesso de aprendizagem! Especificações detalhadas dos componentes: Interfaces - O sistema pode ser acessado por: USB para aquisição de dados (PC) - Bluetooth (comprimidos) - Visualização (no painel) - CAN-Bus - dispositivos de medição portáteis - Painel que dá acesso a todos parâmetros de medição e permitir o controle total do carro - Chave de comando para o modo de painel - Display com SOC, tensão da bateria, corrente da bateria - Medição da tensão da bateria geral - Medição da tensão do motor - Medição de temperatura do motor - Medição individual da tensão da célula - Controle de aceleração usando potenciômetro - Interface de LED (modo de operação) - Porta USB para configuração do motor - porta USB para armazenamento de dados - porta USB para o sistema de gestão da bateria (BMS). O sistema registra os dados com sensores integrados e dá acesso ao computador: A tensão da bateria [V] - bateria SOC [%] - Corrente da bateria [A] - Energia elétrica [W] - Temperatura da bateria (sensor NTC no meio da bateria) [° C] - Tensão de cada unidade celular da bateria [V] - Temperatura de cada unidade celular da bateria [°C] - Consumo [Wh/Km] - Distância [km] - Tensão do motor (todas as três fases) [V] - Corrente do motor [A] - Velocidade do veículo [km / h] - Eixo do motor RPM [1 / min]. Conjunto de bateria - conteúdo Energético - Capacidade LiFePO 30Ah: 1 KWh - Configuração 2P16S - Tensão nominal 51.2 Volts - Descarga contínua: 75A - Max. pico de descarga: 150A - Conector Tipo Anderson para o carregamento da bateria - Interruptor de paragem de emergência BMS - Bateria proteção de sub-tensão, sobre-tensão, excesso de corrente e superaquecimento - Recurso Balanceamento de células individuais - CAN, USB-, RS-232 - interface Power - 5 kW BLDC motor - Tensão nominal: 48V - Velocidade nominal: 4500 RPM - Eficiência: 88% - Cinto conectado para acionamento direto do controlador do motor - Tensão de operação: 48-96 Volts - nominal DC atual de ônibus: 30-200 porta USB - Amp.Comunicação CAN - Permite a recuperação de carros - Max. Velocidade: 75 kmh - Aceleração 0-75 km / h em 5 segundos - eixo de aço inoxidável com freios de alto desempenho - Chassi de alta qualidade produzido na Alemanha - Velocidade do eixo: 2500 RPM - Plataforma de alumínio estável para trabalhar no laboratório - A entrega inclui uma plataforma adicional com o veículo em posição vertical para transporte e economia de espaço para armazenamento.
Unidades de estudo e Experimentos Selecionados
Seção 1: Precauções de Segurança Geral
- Instruções de segurança elétricos e mecânicos
- Exercícios de segurança elétrica de veículos elétricos
Seção 2: Configuração e comunicação
- Configuração do controlador Motor
- CAN-bus
- Configuração BMS
- Configuração do Bluetooth
Seção 3: Veículos elétricos Dimensionamento
- Limitar componentes e parâmetros de veículos elétricos
- Cálculo e otimização do "driving range" de veículos elétricos
Seção 4: Testes de aceleração
- Teste de aceleração em diferentes perfis de estrada
- Determinar a mudança na corrente de linha geral e de acordo com a tensão para mudar de velocidade.
Seção 5: Testes de Desempenho
- Teste de desempenho para diferentes condições de carga
- Características de velocidade Torque
- Eficiência vs Corrente de entrada e Potência
- Cálculo estado de carga para duração da descarga diferente e analisar com potência de saída do motor (consumo de combustível)
- Eficiência geral
Seção 6: Bateria e sistema de gestão de bateria
- Determinação dos principais parâmetros da bateria
- Analisar a função Battery Management System (BMS) por descarregar a bateria com e sem BMS
- Balanceamento de conjuntos de baterias
- Carregar e métodos de carregamento
Seção 7: Motores BLDC
- Configuração e princípio de funcionamento de motores BLDC
- Tensão de corrente (IV) Características dos motores BLDC
- Características Torque-Velocidade / Torque-Potência de motores BLDC
- Eficiência dos motores BLDC
Seção 8 Travagem Regenerativo
- Conceito de travagem regenerativa
Seção 9: Análise por falhas
Instruções detalhadas para cerca de 30 atividades de laboratório com duração mínima de 45 horas.
Vídeo de demonstração: https://www.youtube.com/watch?v=yK6qo2eX-Jk